Solução Sortimento - RefrigeranteSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

08/05/2025

NEWSLETTER

Solução Sortimento - RefrigeranteSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Bebidas Não Alcoólicas / Refrigerante

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados

Categorias

Marcas

Top Fornecedores

Árvore de decisão

Fonte: Coca-Cola

ÁRVORE

Individual / Familiar
Tipo
Marca
Sabor
Teor calórico / Açúcar
Packaging (unitário e multipack)
Tipo de embalagem (PET descartável, PET retornável, vidro, lata etc.)
Volume da embalagem (200 ml, 350 ml, 1 L, 1,5 L e 2 L)

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

  • Começar com produtos especiais, como itens de vidro de 250 ml e lançamentos individuais
  • Nos segmentos individual e familiar, a segmentação deve ser 70% cola e 30% sabores e 60% regular e 40% zero/baixa caloria/sem açúcar
  • Para packs, reserve 25% do espaço de familiar (ênfase em packs dual), sempre ao lado do SKU referência
  • Como marcas dos mesmos fabricantes tendem a ter venda correlata, a recomendação é agrupá-las dentro do grupo de fabricantes, iniciando com as marcas mais vendidas e de maior valor até as menos vendidas



APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Algumas das redes que já implementaram essa árvore:

SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: ênfase em produtos de até 600 ml
  • Premium/gourmet: embalagens de vidro, produtos sem açúcar e tônicas em geral
  • Lojas de vizinhança classes C/D/E: foco em embalagens retornáveis e embalagens familiares
  • Hipermercados: lançamentos fazem um papel relevante no desenvolvimento da categoria
  • Lojas de proximidade: ênfase nos gelados para consumo imediato. Alta demanda de tônicas para mixologia (combinação com destilados em geral)
  • Atacarejos: prioridade para multipacks, no individual com 12 a 24 unidades e familiares de 4 a 6 unidades
Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados