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08/05/2025
Bebidas Não Alcoólicas / Refrigerante
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Coca-Cola
ÁRVORE
Individual / Familiar
Tipo
Marca
Sabor
Teor calórico / Açúcar
Packaging (unitário e multipack)
Tipo de embalagem (PET descartável, PET retornável, vidro, lata etc.)
Volume da embalagem (200 ml, 350 ml, 1 L, 1,5 L e 2 L)
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Começar com produtos especiais, como itens de vidro de 250 ml e lançamentos individuais
- Nos segmentos individual e familiar, a segmentação deve ser 70% cola e 30% sabores e 60% regular e 40% zero/baixa caloria/sem açúcar
- Para packs, reserve 25% do espaço de familiar (ênfase em packs dual), sempre ao lado do SKU referência
- Como marcas dos mesmos fabricantes tendem a ter venda correlata, a recomendação é agrupá-las dentro do grupo de fabricantes, iniciando com as marcas mais vendidas e de maior valor até as menos vendidas
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Algumas das redes que já implementaram essa árvore:
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: ênfase em produtos de até 600 ml
- Premium/gourmet: embalagens de vidro, produtos sem açúcar e tônicas em geral
- Lojas de vizinhança classes C/D/E: foco em embalagens retornáveis e embalagens familiares
- Hipermercados: lançamentos fazem um papel relevante no desenvolvimento da categoria
- Lojas de proximidade: ênfase nos gelados para consumo imediato. Alta demanda de tônicas para mixologia (combinação com destilados em geral)
- Atacarejos: prioridade para multipacks, no individual com 12 a 24 unidades e familiares de 4 a 6 unidades