03/02/2025
Bebidas Não Alcoólicas / Energético
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Baly
Árvore De Decisão
Ocasião de Consumo - embalagem (consumo compartilhado - PET ou individual - lata)
Teor calórico (com ou sem açucar)
Marca
Preço/promoção
Participação nas vendas
Exposição Recomendada
- Dedicar dois módulos às latas (consumo individual), iniciando pelas latas de menor litragem (250/269 ml), com 40% do espaço
- Sugere-se deixar 60% do espaço para as latas mais por menos (473 ml), sem deixar de dedicar um módulo ao menos para PET (consumo coletivo)
- A recomendação também é que os sabores sejam agrupados por blocos (horizontal), para ajudar na visualização e clareza dos clientes, iniciando pelos sabores tradicionais (50% do espaço) e seguindo pelos sabores e versões sem açúcar
- É importante destacar que cada supermercadista deve avaliar seu sell out nessa categoria para
definir o espaço das marcas e sabores
Sortimento Referência
- Até 4 checkouts e lojas de proximidade: PET 2 L e latas de 250 ml e 473 ml, com os sabores mais
vendidos e foco em bom espaço para lançamentos - Premium/gourmet: PET 2 L e latas de 250 ml e 473 ml, com os sabores mais vendidos, lançamentos e,
principalmente, sabores sem açúcar - Lojas de vizinhança classes C/D/E: PET 2 L, lata 473 ml e latas de tamanho maior (mais por menos),
sendo 50% do sabor tradicional e maior quantidade de sabores em pet 2 L - Hipermercados: PET 2 L e latas de 250 ml e 473 ml, com os sabores mais vendidos e foco em bom
espaço para lançamentos - Atacarejos: PET 2 L e latas de 250 ml (dedicar maior espaço) e 473 ml, com ampla variedade de sabores
Evolução de Vendas - Em Volume de Caixas
Saiba Mais
20% a 25% margem média da categoria