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22/01/2025
Bebidas Alcoólicas / Vinhos Importados
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Cantu Importadora
arvore
Origem (País)
Preço
Marca
Uva
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
Em valor *
Premium (acima de R$ 100)
Entrada (até R$ 50)
Intermediários (até R$ 100)
Dicas
-
Vinhos devem ficar na adega ou no corredor de bebidas alcoólicas, mas, em alguns casos, um ponto extra estratégico pode agregar vendas com maior rentabilidade, especialmente em cross merchandising com alimentos que harmonizam, como queijos, carne, peixes, etc.
- Tenha uma seleção adequada para seu consumidor, preço justo, marcas procuradas, informação clara, dicas de harmonização. Se possível, contar com um profissional para orientar a compra
Exposição Recomendada
- Agrupar os produtos de acordo com o tipo, faixa de preço e posicionamento de marca também é uma boa estratégia
- As prateleiras inferiores devem receber vinhos de entrada, com preço menor e maior
market share - Na linha dos olhos são posicionados rótulos intermediários, com maior margem e rentabilidade
- A última prateleira fica para vinhos premium, de margem maior
- Os vinhos rosés e brancos já representam mais de 30% da categoria e continuam tendo crescimento importante no segmento, por isso convém adequar seu espaço e fazer com que abram o fluxo de exposição
Sortimento referência
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Até 4 checkouts, lojas de proximidade,hipermercados e atacarejos: vinhos de entrada, intermediários e premium
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Premium/gourmet: vinhos intermediários e premium
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: vinhos de entrada e intermediários
No e-commerce
- Enriqueça a experiência do shopper com uma boa foto do SKU, fotos de momento de consumo, informações sobre o rótulo/produto (como país de origem, tipo de uva e dicas de harmonização)
Saiba mais
Entre 30% e 60% margem média de lucro da categoria