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Fonte: Diageo Brasil

Uísque

Ocasião
 
Puro x Drink
Tamanho da embalagem
 
Sabor
Marca
 
Origem
 
Idade
 
Preço/promoção

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

Em valor *

Gin

Uísque

Vodca

RTD

Cachaça

Exposição Recomendada

  • Produtos devem ser organizados do maior para o menor valor na gôndola, e as variantes de valores maiores devem ser expostas nas prateleiras mais altas
  • Nas categorias gin e vodca, as variantes saborizadas devem iniciar o fluxo
  • Em RTD, agrupar pela variante de drink organizando de acordo com o tipo de produto: gin tônica, ice, moscow mule, hard seltrzer, bebida mista e finalizando com cachaça
  • O fluxo ideal da categoria de destilados é iniciar com uísque, principal categoria por ter maior importância em crescimento, seguido por gin, vodca, licor, aperitivo, tequila, rum, cachaça, finalizando com RTD
  • Ideal expor RTD sempre próximo a cervejas, que atendem a mesma ocasião de consumo e juntos aumentam o tíquete médio da loja e o gasto nas duas categorias

Sortimento e Referência

  • Até 4 checkouts: garantir o sortimento gelado, principalmente em RTD para consumo imediato. Ter os principais fabricantes de uísque, vodca e gin
  • Premium/gourmet: sortimento super deluxe e deluxe dos principais fabricantes. Oferecer as variantes de cada sabor para uísque, gin e vodca. Para RTD trabalhar com os drinks prontos premium
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: oferecer itens primários das categorias: uísque, gin, vodca e cachaça. Além disso, ter itens gelados para consumo imediato
  • Hipermercados: garantir mix completo com profundidade
  • Lojas de proximidade: garantir o sortimento gelado,principalmente em RTD ,focando na principal missão de compra do canal: consumo imediato.
  • Garantir as principais marcas da categoria
  • Atacarejos: oferecer o mix primário e deluxe dos principais fabricantes

Evolução das Vendas

  • Nos supermercados: crescimento de 16% em venda valor do gin e RTD, enquanto uísque e vodca mantiveram suas variações e a cachaça retraiu 8%
  • Nos atacarejos: uísque foi a categoria que mais contribuiu para o crescimento em venda valor com 4%, seguido de cachaça com 15% e RTD com 11%. Nesse canal, os itens que oferecem oportunidades de desenvolvimento são a vodca e o gin

No E-commerce

  • Desenvolva a ocasião de consumo na plataforma atrelando alimentos a bebidas alcoólicas. Apresente a solução completa ao shopper, aumentando a penetração e gasto por tíquete das categorias
  • Garanta conteúdos informativos sobre as categorias e ocasiões de consumo com títulos e imagens atrativos. Como o canal não tem restrição de espaço, é possível cadastrar os principais itens da categoria

Dicas

  • Trabalhe os pontos extras. A ocasião de consumo é o primeiro atributo de todas as categorias de destilados, e ela pode ser considerada uma ferramenta importante para aumentar a participação dos produtos na cesta do shopper (crescimento da penetração)
  • A construção da ocasião nos PDVs precisa ser constante, e o melhor mecanismo para desenvolvê-la é trabalhar a excelência em execução (garantindo o planograma de acordo com o racional de compra) e pontos extras



Saiba Mais

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Crescimento médio de 11% em valor da categoria uísque em uma loja com o racional ideal executado. RTD e Gin também apresentam números significativos de crescimento nas lojas, atingindo um aumento médio de 22% e 12%, respectivamente

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