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17/04/2025
Bebidas Alcoólicas / Destilados
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Diageo Brasil
Uísque
Ocasião
Puro / Drink
Sabor
Tamanho da embalagem
Marca
Origem
Idade
Preço/promoção
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
EM VALOR *
Gin
Uísque
RTD
Cachaça
Vodca
Exposição Recomendada
- Produtos devem ser organizados do maior para o menor valor na gôndola, e as variantes de valores maiores devem ser expostas nas prateleiras mais altas
- Nas categorias gin e vodca, as variantes saborizadas devem iniciar o fluxo
- Em RTD, agrupar pela variante de drink organizando de acordo com o tipo de produto: gin tônica, ice, moscow mule, hard seltrzer, bebida mista e finalizando com cachaça
- O fluxo ideal da categoria de destilados é iniciar com uísque, principal categoria por ter maior importância em crescimento, seguido por gin, vodca, licor, aperitivo, tequila, rum, cachaça, finalizando com RTD
- Ideal expor RTD sempre próximo a cervejas, que atendem a mesma ocasião de consumo e juntos aumentam o tíquete médio da loja e o gasto nas duas categorias
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Crescimento médio de 11% em valor da categoria uísque em uma loja com o racional ideal executado. RTD e Gin também apresentam números significativos de crescimento nas lojas, atingindo um aumento médio de 22% e 12%, respectivamente
Sortimento e Referência
- Até 4 checkouts: garantir o sortimento gelado, principalmente em RTD para consumo imediato. Ter os principais fabricantes de uísque, vodca e gin
- Premium/gourmet: sortimento super deluxe e deluxe dos principais fabricantes. Oferecer as variantes de cada sabor para uísque, gin e vodca. Para RTD trabalhar com os drinks prontos premium
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: oferecer itens primários das categorias: uísque, gin, vodca e cachaça. Além disso, ter itens gelados para consumo imediato
- Hipermercados: garantir mix completo com profundidade
- Lojas de proximidade: garantir o sortimento gelado,principalmente em RTD ,focando na principal missão de compra do canal: consumo imediato. Garantir as principais marcas da categoria
- Atacarejos: oferecer o mix primário e deluxe dos principais fabricantes
SAIBA MAIS
- Trabalhe os pontos extras. A ocasião de consumo é o primeiro atributo de todas as categorias de destilados, e ela pode ser considerada uma ferramenta importante para aumentar a participação dos produtos na cesta do shopper (crescimento da penetração)
- A construção da ocasião nos PDVs precisa ser constante, e o melhor mecanismo para desenvolvê-la é trabalhar a excelência em execução (garantindo o planograma de acordo com o racional de compra) e pontos extras
- 20% de incremento no gasto por tíquete no total da loja
- +2pp em penetração e frequência de compra