ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/06/2025
Transformações no varejo mundial está entre temas abordados na Missão Lisboa 2025
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/05/2025

Executivos em frente a Nova SBE (School of Business and Economics) Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
A Missão Lisboa 2025 se iniciou com muito aprendizado sobre o varejo europeu. A programação foi desenvolvida pela SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, de forma personalizada para a Rede Brasil. A imersão inclui um conteúdo estratégico na Nova SBE (School of Business and Economics) e visitas técnicas a varejos locais.
Aprimoramento da gestão
Aula de Nadim Habib. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
A imersão se iniciou com a aula do professor Nadim Habib sobre "Liderança e Novas Capacidades para Transformação no Varejo Mundial", que trouxe insights valiosos sobre como aprimorar a gestão com base nas mudanças globais.
Aula de Ana Luiza Loureiro. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Logo depois, a professora Ana Luiza Loureiro abordou a temática do “Varejo Europeu”, tocando em pontos importantes da experiência do cliente, contextualização do macro e principais tendências globais para 2025.
O final do dia contou com momentos de networking entre os participantes e reflexões sobre como o conteúdo abordado se aplica na prática em suas empresas.
Sortimento com marca própria
Dando continuidade ao ritmo de aprendizado, os executivos iniciaram o dia com a primeira visita técnica, e o local escolhido foi LIDL. A bandeira de supermercado pertence ao Grupo Schwarz, de origem alemã, presente em 32 países e com faturamento de € 123,3 bilhões.
Com cerca de 270 unidades somente em Portugal, o principal destaque do LIDL é a qualidade a preços agressivos. Seus maiores diferenciais competitivos são:
- Presença de marca própria em 90% do sortimento
- Custos operacionais 40% abaixo dos concorrentes
- Mix limitado (somente cerca de 1.800 SKUs)
- Reposição até 3x mais rápida do que a de supermercados tradicionais
- Alto índice de fidelidade com 65% dos consumidores repetindo as compras mensalmente
Aula de Wilhelm Kauth. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Dando sequência ao programa estabelecido, os executivos voltaram à sala de aula, onde o consultor Wilhelm Kauth falou sobre o "Panorama das Marcas Próprias em Portugal". Ele reforçou que marca própria e marca de fabricante não têm o mesmo mindset. MP foca em custo, sellout, precificação independente. Já MF joga no campo do sell-in, rentabilidade e preço de mercado. Por isso, não dá pra usar as mesmas métricas entre elas. E isso muda tudo.
Logo depois, os varejistas conheceram o conteúdo exclusivo do professor Bruno Soares sobre "Inovação e o Futuro do Varejo". Na aula, Sores contou sobre como oferecer uma experiência de verdade na loja passa por falar com o cliente por aquilo que é dele: o celular. O professor também abordou IoT, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual que integram partes essenciais do futuro do setor.
Aula de Bruno Soares. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
A Missão Lisboa SA+ Rede Brasil acontece até a sexta-feira, dia 30/05, com mais conteúdos, visitas a lojas, benchmarking e networking.
Notícias relacionadas

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Inovação, eficiência e sustentabilidade moldam o varejo alimentar em Portugal

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo
