Visibilidade assume papel essencial na construção de marca: conheça case premiado no Top Trade 2024
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/12/2024
Divulgação
Os resultados gerados pelo SUM (Sistema Único de Merchandising) deu à Bauducco a vitória na categoria Calendário Promocional e Merchandising no primeiro Prêmio Top Trade, realizado pela SA+ Trade e cuja cerimônia aconteceu na última quinta-feira (05/12), na ESPM, localizado na capital paulista.
O modelo foi criado com o objetivo de ter um portfólio completo de materiais de merchandising, de acordo com as necessidades de cada formato de loja, contribuindo para um abastecimento mais eficiente e uma maior visibilidade.
O projeto foi fundamental para reforçar o novo posicionamento da marca Bauducco – “Um sentimento chamado família”, implementado em 2020 – e a nova identidade visual, lançada no ano passado.
“Desenvolvemos um conjunto de materiais importantes para construir marca e dar visibilidade às nossas categorias”, afirma Eduardo Abritta, diretor de trade marketing da Bauducco.
Eduardo Abritta em seu discurso de agradecimento ao receber o Prêmio Top Trade
Desafios e oportunidades
O SUM conta com um portfólio amplo de materiais de merchandising, desde os mais básicos (faixas de gôndolas, por exemplo) até os mais sofisticados, que passam por ilhas e projetos customizados para alguns clientes.
Um dos desafios para colocar o modelo em prática consistiu na definição de quais canais e perfis de lojas seriam contemplados no desenvolvimento dos materiais. Nesse sentido, foram estabelecidos critérios associados à relevância do volume adquirido pelo varejista e a visibilidade nas lojas. Soma-se a isso a escolha do tipo de material mais adequado para os diferentes formatos.
Além disso, trade e marketing trabalharam juntos para estabelecer os elementos que melhor traduziriam a nova identidade visual dos produtos nas peças, bem como a hierarquização deles.
Envolvendo o Natal
Referência em produtos natalinos, a indústria viu a necessidade de desenvolver mobiliários, peças e materiais para a data. “Nos apropriamos de elementos como o Papai Noel, que passou a usar uma roupa amarela, e a árvore de Natal, produzida para ter o formato da caixa de panetone. Feito isso, fomos para as lojas encantar o consumidor”, conta Abritta.
Chamada de “Bauduquização do Natal”, a iniciativa também contou com a criação de uma loja dentro da loja. Ocupando 16 m2, o espaço tem comunicação e ativações específicas, com o objetivo de oferecer uma experiência imersiva para o consumidor, além de apresentar a linha completa de produtos sazonais da fabricante.
Resultados alcançados
Os varejistas foram beneficiados pelo SUM, que já está em seu segundo ano, e pelas iniciativas implementadas pela Bauducco. Entre os principais resultados, estão:
- Aumento no sell out de 13 pontos percentuais nos projetos de
loja dentro da loja acima das unidades sem o modelo, segundo dados da Scanntech
- Presença dos materiais para atacarejo nas lojas que
respondem por 70% do volume do canal, tomando como base as unidades de alta
relevância
- Maior destaque para os produtos nas lojas com comunicação de plataformas (Exemplo: fermentação natural na padaria)