Visibilidade assume papel essencial na construção de marca: conheça case premiado no Top Trade 2024SA+ Ecossistema de Varejo

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Visibilidade assume papel essencial na construção de marca: conheça case premiado no Top Trade 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/12/2024

Visibilidade assume papel essencial na construção de marca

Divulgação


Os resultados gerados pelo SUM (Sistema Único de Merchandising) deu à Bauducco a vitória na categoria Calendário Promocional e Merchandising no primeiro Prêmio Top Trade, realizado pela SA+ Trade e cuja cerimônia aconteceu na última quinta-feira (05/12), na ESPM, localizado na capital paulista.


O modelo foi criado com o objetivo de ter um portfólio completo de materiais de merchandising, de acordo com as necessidades de cada formato de loja, contribuindo para um abastecimento mais eficiente e uma maior visibilidade.


O projeto foi fundamental para reforçar o novo posicionamento da marca Bauducco – “Um sentimento chamado família”, implementado em 2020 – e a nova identidade visual, lançada no ano passado.


“Desenvolvemos um conjunto de materiais importantes para construir marca e dar visibilidade às nossas categorias”, afirma Eduardo Abritta, diretor de trade marketing da Bauducco.


Eduardo Abritta em seu discurso de agradecimento ao receber o Prêmio Top Trade

Desafios e oportunidades


O SUM conta com um portfólio amplo de materiais de merchandising, desde os mais básicos (faixas de gôndolas, por exemplo) até os mais sofisticados, que passam por ilhas e projetos customizados para alguns clientes.


Um dos desafios para colocar o modelo em prática consistiu na definição de quais canais e perfis de lojas seriam contemplados no desenvolvimento dos materiais. Nesse sentido, foram estabelecidos critérios associados à relevância do volume adquirido pelo varejista e a visibilidade nas lojas. Soma-se a isso a escolha do tipo de material mais adequado para os diferentes formatos.


Além disso, trade e marketing trabalharam juntos para estabelecer os elementos que melhor traduziriam a nova identidade visual dos produtos nas peças, bem como a hierarquização deles.


Envolvendo o Natal


Referência em produtos natalinos, a indústria viu a necessidade de desenvolver mobiliários, peças e materiais para a data. “Nos apropriamos de elementos como o Papai Noel, que passou a usar uma roupa amarela, e a árvore de Natal, produzida para ter o formato da caixa de panetone. Feito isso, fomos para as lojas encantar o consumidor”, conta Abritta.


Chamada de “Bauduquização do Natal”, a iniciativa também contou com a criação de uma loja dentro da loja. Ocupando 16 m2, o espaço tem comunicação e ativações específicas, com o objetivo de oferecer uma experiência imersiva para o consumidor, além de apresentar a linha completa de produtos sazonais da fabricante.


Resultados alcançados


Os varejistas foram beneficiados pelo SUM, que já está em seu segundo ano, e pelas iniciativas implementadas pela Bauducco. Entre os principais resultados, estão:


  • Aumento no sell out de 13 pontos percentuais nos projetos de loja dentro da loja acima das unidades sem o modelo, segundo dados da Scanntech

  • Presença dos materiais para atacarejo nas lojas que respondem por 70% do volume do canal, tomando como base as unidades de alta relevância

  • Maior destaque para os produtos nas lojas com comunicação de plataformas (Exemplo: fermentação natural na padaria)


 

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TAGS:Trade Marketing,Prêmio Top Trade 2024, Bauducco, Merchandising
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