Veja 3 exemplos práticos de como a precificação inteligente pode aumentar a margem do seu negócio
POR Fernanda Vasconcelos
EM 11/11/2024
Foto: Adobe Stock
01.Varejista recupera margem na concorrência com atacarejo
SOLUÇÃO USADA
Software de inteligência Prixsia, da Pricemet, e projeto de consultoria em pricing.
CARACTERÍSTICAS DA FERRAMENTA
O software de inteligência Prixsia é integrado ao ERP do cliente. Ele permite ao varejista acompanhar diariamente os dados de cada SKU da loja, com custos de vendas e impostos. Ao mesmo tempo, acompanha as informações das pesquisas de preço dos concorrentes. Com base em parâmetros preestabelecidos, o sistema recomenda o preço a ser praticado para o produto e por loja. Também entrega visibilidade de resultados de vendas, margem e competitividade. "O varejista passa a tomar decisão de preços dentro do Prixsia. O sistema também entrega indicações de preços para negociação”, diz Jorge Ortiz, CEO da Pricemet.
POR QUE A SOLUÇÃO FOI APLICADA
Um varejista com mais de 60 lojas no sul do País vinha enfrentando a entrada de atacarejos nas cidades onde atuava. Em função disso, perdeu as noções de precificação para os concorrentes locais. A empresa queria manter o cliente e indicar que tem bons preços, preservando a margem histórica. Para isso, recebeu a indicação da Pricemet de outro varejista da região e a contratou em meados de 2023. O processo para ser finalizado, com treinamento dos funcionários e integração total, levou cerca de seis meses. E os resultados agora podem ser medidos, antes e depois da solução.
COMO RESOLVEU O PROBLEMA
A consultoria analisou os preços dos concorrentes e a metodologia e margens do varejista contratante. Depois, implementou o software Prixsia para definir os preços de cada produto.
RESULTADOS ALCANÇADOS
6,2% Aumento na margem bruta na comparação entre o 1T24 e o 1T23
2,2% Crescimento do número de clientes
4,1% Aumento das vendas em valor
3,7% Avanço das vendas em volume
02. Benefícios além da área comercial
SOLUÇÃO USADA
O Grupo Meu Vizinho contratou as soluções de pesquisa e monitoramento de preços de concorrentes com o ISA – InfoPanel, depois o sistema de gestão de preços automatizado com o IPA – Software de Precificação – e, mais recentemente, contratou o serviço de consultoria PEX – Consultoria em Pricing.
CARACTERÍSTICAS DA FERRAMENTA
O ISA – InfoPanel é um painel de preços do varejo nacional, com mais de 7 bilhões de dados de produtos encontrados no setor, com informações granulares, apresentando em qual loja o preço foi coletado, data e tipo de preço. Com ele, é possível realizar análises desde evolução e tendências de preço até a competitividade das lojas. Há possibilidade de ranquear os concorrentes mais importantes para analisar. O IPA – Software de Precificação é um software de sugestão automática de preços a partir de regras de negócio garantindo confiança e governabilidade no preço que será aplicado no PDV. Ele permite, por exemplo, precificar todo o sortimento com base em regras de margem e competitividade.
No gerenciador de preços, o usuário consegue analisar os valores dos concorrentes enquanto revisa os preços dos próprios produtos. Além disso, é possível fazer a previsão de demanda e encontrar o preço ideal de compra dos produtos. Já o PEX – Consultoria de Pricing é o serviço profissional com especialistas de precificação que fazem o diagnóstico da empresa com base na metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar).
POR QUE A SOLUÇÃO FOI APLICADA
O Meu Vizinho é um grupo formado por quatro lojas, sendo três delas no formato de supermercado de vizinhança e uma delas no formato atacarejo com o nome de Vizinhão, em Araquari (SC). A rede contratou as soluções que, por serem SaaS (Software as a Service), não precisam de instalações presenciais e podem ser integradas com o ERP. De acordo com Jorge Eduardo Salvador, proprietário da rede, o objetivo inicial do grupo Meu Vizinho era entender melhor sobre Pricing.
E esse objetivo foi atingido. “Falta um pouco de conhecimento, até livros sobre o assunto você não encontra. Então hoje, do conhecimento de precificação que temos aqui dentro da empresa, devemos 80% à InfoPrice, com certeza”. Recentemente, o cliente contratou a consultoria para atuar presencialmente e, durante uma semana os especialistas da InfoPrice ficaram alocados no escritório do cliente para desenvolver as estratégias para dez categorias com objetivos de aumentar a rentabilidade.
COMO RESOLVEU O PROBLEMA
O Meu Vizinho não tinha uma área de pricing, e o processo era feito pelo comercial via ERP. Como era manual, algumas coisas ficavam para trás. Agora a rede tem um assistente treinado, que gera rotinas, trabalha com o IPA e consolida o setor.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Com o uso de ferramentas de precificação estratégica e o apoio de especialistas da InfoPrice, o Meu Vizinho aumentou a margem bruta de lucro do sortimento. “Começamos com uma loja-piloto, com muita prudência, e comparamos o mesmo período dessa loja com o das demais do grupo de controle”, afirmou o proprietário. Ele destacou o valor das oportunidades identificadas com a análise de dados e automação. “É um pacote: conhecimento, ferramentas, automação, previsão de demanda, tudo gerou esse resultado”. Além dos ganhos comerciais, a solução melhorou a operação e a área financeira, com mais caixa disponível.
62% de aumento na margem bruta
“A gente não imagina o quanto perde, o quanto fica de dinheiro na mesa por não entendermos que, às vezes, um simples produto tem um impacto tão grande na nossa lucratividade” - Jorge Eduardo Salvador, porprietário do Grupo Meu Vizinho
03. Precificação na produção própria
SOLUÇÃO USADA
Plataforma da SMARTIS, uma calculadora inteligente de precificação que ajuda pequenos varejistas a determinar o preço ideal para os produtos.
CARACTERÍSTICAS DA FERRAMENTA
É uma plataforma web e mobile que, a partir do levantamento de custos fixos, despesas variáveis, impostos, fretes, comissões e outros fatores, gera insights detalhados sobre a lucratividade dos produtos. Além disso, ela permite realizar simulações de mudanças na produção ou na estratégia de vendas, oferecendo aos empreendedores uma visão clara de como diferentes decisões podem impactar o resultado final.
POR QUE A SOLUÇÃO FOI APLICADA
A Divina Doceteria, situada em Indaiatuba, São Paulo, é um empreendimento familiar. Após deixar seus empregos formais, o casal de fundadores decidiu investir no sonho de ter seu próprio negócio. Com muito esforço, eles montaram a doceria, contando com o apoio do filho mais velho e de um funcionário. No entanto, apesar do trabalho árduo, eles enfrentavam dificuldades para equilibrar as demandas do negócio com a vida familiar, e a lucratividade estava longe do ideal. A solução também é ideal para varejistas alimentares de pequeno porte.
COMO RESOLVEU O PROBLEMA
A implementação da SMARTIS começou com um levantamento detalhado dos custos de produção e venda. A plataforma mostrou que alguns produtos, mesmo com alto ritmo de produção, ofereciam baixa margem de lucro. Simulações sugeriram substituir os itens mais rentáveis, sem aumentar a carga de trabalho. Além disso, a SMARTIS indicou aumentar promoções de um produto lucrativo pouco divulgado e ajudou a identificar quais produtos deveriam ter maior destaque na loja e nas campanhas de marketing, como as realizadas no Instagram.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Com a reestruturação dos produtos oferecidos, a doceria conseguiu aumentar significativamente sua lucratividade sem aumentar a carga de trabalho. A otimização das promoções e do layout da loja resultou em maior visibilidade para os produtos mais rentáveis, impulsionando as vendas. Como consequência, o negócio cresceu, permitindo a contratação de mais funcionários e proporcionando mais tempo livre para a família, além de uma melhor qualidade de vida. “O SMARTIS trouxe uma visão mais profissional e completamente diferente daquele que tinha da minha doceira, nos ajudou e nos ajuda muito na tomada de decisão diária”, diz Wilson Braga Júnior, proprietário da doceria.