06/07/2025
Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/04/2025

Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Após cerca de um ano desde a sua criação, chega a 5ª edição do Varejo Alimentar em Contexto. O relatório, exclusivo da SA+ e que pode ser baixado gratuitamente, reúne em um único documento análises de performance do setor. Desta vez, o período estudado é o consolidado de 2024. (CLIQUE AQUI E BAIXE SEU RELATÓRIO DE FORMA GRATUITA).
Produzido pelo braço de negócios SA+ Conteúdo, as informações têm como base os balanços publicados pelas quatro empresas que mantiveram o capital aberto ao longo ao inteiro no varejo alimentar, divulgados trimestralmente – a mesma periodicidade do Varejo Alimentar em Contexto. São elas: Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e GPA. Os primeiros relatórios consideravam também o Cencosud, porém a empresa decidiu encerrar a divulgação dos seus resultados no País.
Para compor o relatório, foi criado o índice geral exclusivo da SA+ – chamado de Index VA5 – para cada indicador, retratando a média ou os valores acumulados das empresas.
Assim, o Varejo Alimentar em Contexto está dividido em 4 partes:
1. Panorama geral do varejo alimentar
2. Indicadores das empresas e Index VA5 de cada um:
Receita bruta consolidada
Crescimento total x crescimento
em mesmas lojas
Margem Bruta
Margem Ebitda
Despesas com vendas, gerais e
administrativas (SG&A)
Lucro líquido
3. Indicadores das operações de atacarejo das empresas e Index VA5 de cada um dos índices abaixo:
Receita bruta do atacarejo
Crescimento total x crescimento em mesmas lojas do formato
4. Indicadores das operações de varejo das empresas e Index VA5 desses números
Receita bruta do canal
Crescimento total x crescimento em mesmas lojas do segmento de varejo
Com base nessas informações, varejistas podem conhecer melhor a performance de seus pares, já do lado das indústrias e fornecedores podem se aprofundar na movimentação de seus clientes e consultores e especialistas do mercado tem a possibilidade de usar o relatório como fonte de análises.
Notícias relacionadas

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Grupo ABC planeja abertura de 8 unidades até o fim de 2025
