Varejistas esperam aumento de 12% nas vendas com festival de música
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/09/2024
Foto: Divulgação
Eventos são uma ótima oportunidade para o varejo lucrar mais, e com o Rock in Rio se aproximando, os varejistas da Barra da Tijuca (RJ) esperam um incremento de 12% nas vendas de setembro, segundo ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro). Para se ter uma ideia, o evento promete reunir 700 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de setembro, o que podem injetar até mais de R$ 2,9 bilhões na economia da cidade, e o varejo alimentar é um dos setores que mais poderá se beneficiar dessa sazonalidade
Ainda segundo a ASSERJ, o aumento dos consumidores não recorrentes deve girar entre 7% e 10%. Dessa forma, o ticket médio pode cair, mas as vendas compensam.
"Os supermercados localizados no entorno se transformarão em pontos de encontros para os fãs do festival. Ali serão vendidos produtos que poderão ser consumidos como snacks e frutas a vácuo, mas também drinks e trocas de brindes, tudo para promover uma experiência única antes do evento", afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
Conforme antecipamos, uma das unidades que recebeu ativação foi o Prezunic, da Cencosud. Em parceria com a Nestlé, a empresa criou diversas ativações voltadas para a marca KitKat em sua loja localizada na Av. das Américas. Assim, além de decoração exclusiva e espaço instagramável, o estabelecimento oferecerá degustações, distribuição de brindes, promoções de compre e ganhe e descontos.
Já na Avenida Abelardo Bueno, o Supermarket também investiu em diversas ações de trade em parceria com os patrocinadores do evento. “Teremos um Lounge Bar da Heineken, um ponto de repouso do KitKat, diversas promoções de produtos de fornecedores como Tostitos e Schweppes", afirmou José Antônio Vaz, gerente da unidade. A rede promoverá também a venda de produtos próprios e degustações.
Próximo dali outro supermercado, o Mundial, já conta com inúmeras ações de trade em seu salão de vendas, com estruturas como o palco exclusivo da Heineken, e ativações da Kit Kat, Colgate, Bem Brasil e outras marcas que estão presentes no festival.
Para aproveitar esse momento, Walquyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, dá uma boa dica para os varejistas: "Explore também a venda de produtos 'no food' como bonés, camisas e faixas, por exemplo. Sair do óbvio para explorar o consumo por impulso. Além disso, ações com os parceiros do evento podem impulsionar as vendas e gerar ainda mais conexão com o consumidor", finaliza.
Do lado da indústria…
Uma das patrocinadoras oficiais do festival, a Heineken,
espera um aumento de 20% na venda da marca durante os dias de evento com as
ativações.
"Temos um aumento maior (de investimento) em relação à última edição do Rock in Rio, e estamos apostando alto na entrada de trade em diversos supermercados, inclusive em lojas que não estão presentes no trajeto do festival", conta Rodrigo Balbi, gerente de vendas da Heineken no Rio de Janeiro.
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