ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/11/2025
Margem bruta fica praticamente estável no 1º semestre entre as maiores varejistas do setor
POR Alessandra Morita
EM 20/09/2024

Divulgação
A margem bruta alcançada pelas cinco empresas do setor que divulgam trimestralmente seus resultados permaneceu praticamente estável entre janeiro e junho deste ano em relação a iguais meses de 2023. O indicador médio delas, medido pelo IndexVA5, calculado pela SA+, ficou em 21,2% – apenas 0,2 ponto percentual acima de igual período do ano passado.
A conta inclui Carrefour, Assaí, Grupo Mateus, GPA e Cencosud, cujos indicadores de desempenho são contemplados no relatório Varejo Alimentar em Contexto (clique aqui para baixar gratuitamente), produzido pela SA+ Ecossistema de Varejo, conforme a performance dessas varejistas é divulgada.
Entrando no detalhe do indicador, nosso estudo aponta que o Carrefour teve uma ligeira perda de 0,2 pp (ponto percentual) na margem bruta de janeiro a junho de 2024 x 2023, enquanto o Cencosud perdeu 0,7 pp. Nas companhias que tiveram ganhos, o Assaí elevou ligeiramente a margem bruta em 0,3 pp e o Grupo Mateus em 0,1 pp.
A maior alta do 1º semestre coube ao GPA, que avançou 1,7 pp, alcançando 27,7% no 1º semestre deste ano. A companhia reportou diversas melhorias em seus negócios.
Em sua bandeira Pão de Açúcar, que opera supermercados premium, foi registrado um aumento no fluxo de clientes e no preço médio, com destaque para seções que diferenciam a marca, como padaria, frios, laticínios e hortifrútis
Já no formato de proximidade, o resultado vem da revisão do sortimento e da implementação do gerenciamento por categorias.
O GPA concluiu recentemente seu processo de turnaround. A expectativa é de que os indicadores continuem evoluindo, ajudando a empresa a reverter o prejuízo dos primeiros seis meses deste ano.
Notícias relacionadas
Reinauguração de lojasBoa Supermercados retoma funcionamento em shopping de Jundiaí (SP)
Modernização de LojaDia Supermercados reabre unidade em Piracaia (SP) com novo layout e mix de produtos
SoluçãoBonanza Supermercados recupera R$ 2,2 milhões em vendas com tecnologia de gestão e redução de ruptura
ExpansãoSupermercados BH chega próximo à marca de 400 unidades após abertura
Alessandra Morita
Head de Conteúdo








