Margem bruta fica praticamente estável no 1º semestre entre as maiores varejistas do setorSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

08/05/2025

NEWSLETTER

Margem bruta fica praticamente estável no 1º semestre entre as maiores varejistas do setorSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

DesempenhoVarejo alimentarAtacarejoSupermercados

Margem bruta fica praticamente estável no 1º semestre entre as maiores varejistas do setor

POR Alessandra Morita

EM 20/09/2024

FLV em loja do Pão de Açúcar

Divulgação


Apresentação do PowerPoint

A margem bruta alcançada pelas cinco empresas do setor que divulgam trimestralmente seus resultados permaneceu praticamente estável entre janeiro e junho deste ano em relação a iguais meses de 2023. O indicador médio delas, medido pelo IndexVA5, calculado pela SA+, ficou em 21,2% – apenas 0,2 ponto percentual acima de igual período do ano passado.


A conta inclui Carrefour, Assaí, Grupo Mateus, GPA e Cencosud, cujos indicadores de desempenho são contemplados no relatório Varejo Alimentar em Contexto (clique aqui para baixar gratuitamente), produzido pela SA+ Ecossistema de Varejo, conforme a performance dessas varejistas é divulgada.


Entrando no detalhe do indicador, nosso estudo aponta que o Carrefour teve uma ligeira perda de 0,2 pp (ponto percentual) na margem bruta de janeiro a junho de 2024 x 2023, enquanto o Cencosud perdeu 0,7 pp. Nas companhias que tiveram ganhos, o Assaí elevou ligeiramente a margem bruta em 0,3 pp e o Grupo Mateus em 0,1 pp.


A maior alta do 1º semestre coube ao GPA, que avançou 1,7 pp, alcançando 27,7% no 1º semestre deste ano. A companhia reportou diversas melhorias em seus negócios.


Em sua bandeira Pão de Açúcar, que opera supermercados premium, foi registrado um aumento no fluxo de clientes e no preço médio, com destaque para seções que diferenciam a marca, como padaria, frios, laticínios e hortifrútis


Já no formato de proximidade, o resultado vem da revisão do sortimento e da implementação do gerenciamento por categorias.


O GPA concluiu recentemente seu processo de turnaround. A expectativa é de que os indicadores continuem evoluindo, ajudando a empresa a reverter o prejuízo dos primeiros seis meses deste ano.


COMPARTILHAR
TAGS:Desempenho,Varejo alimentar,Atacarejo,Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Varejistas regionais avançam com expansão pelo interior paulistaInauguração

Varejistas regionais avançam com expansão pelo interior paulista

Espaço dedicado à venda de flores no supermercado BistekPerecíveis

Flores e plantas viram destaque nos supermercados e impulsionam vendas

Perfumaria de unidade da Condor no Paraná, pertencente ao Grupo Zonta.Modernização

Supermercados Condor reinaugura unidade no Paraná

Mix Mateus - FachadaVarejo em contexto

Crescimento de atacarejos é impulsionado pelo Mateus em 2024

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados