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TikTok amplia influência nas decisões de compra dos brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/09/2025

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Foto: Adobe Stock


O TikTok, antes associado principalmente ao entretenimento, passou a ter papel relevante no consumo no Brasil. Cerca de 78% dos usuários acessam a plataforma diariamente e, embora a distração (62%) e diversão (53%) sejam os principais motivos de acesso, 36% dos entrevistados já compraram algum produto ou serviço descoberto na rede. Além disso, 41% adquiriram itens indicados por criadores de conteúdo.


Os dados pertencem a um levantamento da Opinion Box realizada em janeiro, e mostra também que entre os segmentos mais impactados estão beleza (37%), moda (34%), alimentação (31%) e casa e decoração (30%).


Espaço para marcas


O estudo indica ainda que apenas 16% dos usuários têm perfil comercial ativo, o que sugere espaço para crescimento das estratégias empresariais na plataforma. Atualmente, 45% seguem marcas no TikTok. A relação com influenciadores também se mostra relevante: 77% valorizam a transparência em conteúdos patrocinados e 44% afirmam que anúncios feitos por criadores despertam interesse.


Concorrência entre plataformas


A disputa pelos vídeos curtos ainda é compartilhada. O TikTok concentra a preferência de 41% dos entrevistados, seguido pelo Instagram Reels (40%) e YouTube Shorts (11%). O resultado evidencia que os consumidores transitam entre diferentes redes, mas que o formato de vídeos curtos conquista a maioria.


Crescimento do uso


Mais da metade dos usuários (51%) declarou utilizar o aplicativo mais do que há 12 meses e 36% acreditam que aumentarão o tempo de uso no próximo ano. O dado reforça o crescimento da plataforma como espaço de contato entre marcas e consumidores. Em maio, a empresa também trouxe ao Brasil o TikTok Shop, operando como um canal de compras direto pelo aplicativo, o que facilita o processo de aquisição por parte dos shoppers.


Outros dados da pesquisa


Participação ativa: 33% nunca publicaram conteúdo e apenas 7% postam várias vezes ao dia.
Lives: 57% já assistiram transmissões ao vivo, mas somente 16% afirmaram gostar muito desse formato.
Tempo: 52% disseram perder a noção do tempo durante o uso.
Motivações adicionais: além do lazer, 42% usam para descobrir novidades e 33% para se informar.
Assuntos mais seguidos: humor (57%), viagem (50%) e saúde/fitness (46%), além de política, empreendedorismo e psicologia.
Perfil do público: maioria feminina (59%), pertencente às classes CDE (75%), com idade predominante entre 18 e 29 anos.

Fonte: E-commerce Brasil

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TAGS:Redes Sociais, TikTok, Opinion Box
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