Tendências do e-commerce para 2025
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/12/2024
Foto: Divulgação
O mercado de e-commerce em 2025 será impulsionado por tendências que refletem as novas exigências dos consumidores. Entrega rápida, modelos de pagamento flexíveis, como o “compre agora e pague depois” (BNPL), inteligência artificial e sustentabilidade serão os principais diferenciais competitivos para lojistas que desejam crescer no ambiente digital.
De acordo com pesquisa da Opinion Box , 73% dos consumidores já utilizam smartphones para compras online, consolidando o modelo mobile first como obrigatório. Isso exige que as plataformas de e-commerce priorizem a experiência em dispositivos móveis, garantindo facilidade e rapidez durante o processo de compra.
O relatório do Morgan Stanley indica que o modelo BNPL continuará crescendo. A flexibilidade dessa solução de pagamento passou de 11% para 18% entre 2023 e 2024, com projeção de alcançar US$ 31 bilhões no Brasil até 2028. O BNPL, que permite ao consumidor adiar ou parcelar o pagamento sem juros, também pode reduzir o abandonar carrinhos e aumentar as vendas.
A inteligência artificial (IA) segue como ferramenta estratégica, auxiliando em áreas como personalização da experiência do cliente, otimização logística e criação de campanhas mais criativas, segundo o estudo Retail Forecast 2025 .
Por fim, a sustentabilidade será cada vez mais valorizada. O Relatório da Mintel destaca que práticas sustentáveis precisam ir além de reduzir impactos negativos, exigindo participação proativa das empresas.