28/05/2025
Tendências do e-commerce para 2025
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/12/2024

Foto: Divulgação
O mercado de e-commerce em 2025 será impulsionado por tendências que refletem as novas exigências dos consumidores. Entrega rápida, modelos de pagamento flexíveis, como o “compre agora e pague depois” (BNPL), inteligência artificial e sustentabilidade serão os principais diferenciais competitivos para lojistas que desejam crescer no ambiente digital.
De acordo com pesquisa da Opinion Box , 73% dos consumidores já utilizam smartphones para compras online, consolidando o modelo mobile first como obrigatório. Isso exige que as plataformas de e-commerce priorizem a experiência em dispositivos móveis, garantindo facilidade e rapidez durante o processo de compra.
O relatório do Morgan Stanley indica que o modelo BNPL continuará crescendo. A flexibilidade dessa solução de pagamento passou de 11% para 18% entre 2023 e 2024, com projeção de alcançar US$ 31 bilhões no Brasil até 2028. O BNPL, que permite ao consumidor adiar ou parcelar o pagamento sem juros, também pode reduzir o abandonar carrinhos e aumentar as vendas.
A inteligência artificial (IA) segue como ferramenta estratégica, auxiliando em áreas como personalização da experiência do cliente, otimização logística e criação de campanhas mais criativas, segundo o estudo Retail Forecast 2025 .
Por fim, a sustentabilidade será cada vez mais valorizada. O Relatório da Mintel destaca que práticas sustentáveis precisam ir além de reduzir impactos negativos, exigindo participação proativa das empresas.
Notícias relacionadas

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo

Transformações no varejo mundial está entre temas abordados na Missão Lisboa 2025
