13/05/2025
Tecnologia amplia o potencial estratégico do Trade Marketing na Rede Cooper
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Midfy
EM 13/05/2025

Crédito: Divulgação/Rede Cooper
Nos últimos anos, a Rede Cooper dedicou-se a criar, desenvolver e consolidar estratégias de trade marketing. A concretização desse objetivo começou com a criação de uma área independente dedicada ao tema. Foi a adoção da plataforma JBPHub by Midfy, entretanto, que ampliou o potencial estratégico do Trade Marketing na rede varejista – que é estruturada em modelo de cooperativa.
A tecnologia gerou resultados tangíveis para a Rede Cooper – e foi além. Como conta Alex Terra, CEO da Midfy, a empresa de Blumenau (SC) é o exemplo de uma mudança de mentalidade: o varejo está percebendo que o Trade Marketing deve ter um papel estratégico e pode atuar como agente integrador, pois é capaz de alinhar expectativas, objetivos e resultados entre varejo e indústria. Assim, a área deixa de ser apenas executora de ações no ponto de venda.
“O Trade Marketing tem o potencial de ser o grande articulador das relações comerciais. Quando estruturado com processos claros e dados acessíveis, deixa de ser uma área operacional e passa a ocupar um lugar estratégico dentro das decisões de negócio”, afirma Terra.
A plataforma JBPHub by Midfy colabora com esse propósito. Ao centralizar o planejamento, a negociação e controle da execução de acordos comerciais — incluindo JBPs — em um mesmo ambiente digital, ela cria um terreno fértil para uma relação mais transparente e colaborativa entre os elos da cadeia de valor.
No caso da Rede Cooper, isso significou, por exemplo, envolver os fornecedores de forma mais ativa na execução das ações. Com fluxos automatizados e visibilidade compartilhada, atrasos ou falhas deixaram de ser tratados apenas como problemas internos e passaram a ser responsabilidade conjunta — criando um novo patamar de governança e corresponsabilidade.
“Ganhamos muito em agilidade e produtividade. As tarefas fluem automaticamente entre marketing, logística, agência e fornecedores. Isso nos permitiu estabelecer prazos, organizar rotinas e dar mais visibilidade para todas as pontas envolvidas”, afirma Rodrigo Schiavetto, Gerente de Inteligência Comercial, Trade Marketing e Transformação Digital da Rede Cooper.
Além disso, ao permitir a gestão completa dos JBPs, a Midfy viabiliza que as metas acordadas entre as partes possam ser acompanhadas ao longo do tempo, com indicadores claros e ciclos de melhoria contínua. “A estruturação do Trade Marketing é uma ponte entre a estratégia e a execução. É onde a visão da indústria encontra o chão de loja do varejo — e é onde os resultados, de fato, acontecem”, diz Terra.
Notícias relacionadas

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada

Por que o sucesso do varejo e da indústria depende da troca de dados
Evento da SA+ incentivou maior integração entre varejo catarinense e fornecedores
