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21/02/2025
Supermercados premium movimentam R$ 50 bilhões em alimentos e bebidas em apenas um mercado do País
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/07/2024

Foto: Divulgação
O segmento de supermercados premium movimenta anualmente cerca de R$ 50 bilhões na capital paulista. Isso é mais da metade do faturamento total dos supermercados na região no ano passado, que chegou a R$ 80 bilhões.
Com o crescimento, esse estilo de negócio também enfrenta um cenário cada vez mais competitivo, e por isso, grandes empresas como o Mambo, St Marche e Pão de Açúcar pensam em estratégias para sair por cima na disputa por espaço físico e preferência do consumidor.
Se antes a estratégia do Mambo e St Marche era focada no regionalismo, agora vemos unidades de ambas as empresas abrindo as portas em novas Zonas da cidade. Já o Pão de Açúcar, que por muitos anos dominou esse mercado na região, está em processo de reestruturação para se manter no posto de referência quando o assunto é o segmento premium.
Contudo, é fato que está cada vez mais comum ver essas lojas perto uma das outras. Um exemplo prático pode ser observado na Av. Rebouças, localizada no bairro de Pinehiros. Lá, há uma loja do Mambo a apenas 100 m² do St Marche, no lado oposto da avenida. Já a duas quadras, na esquina com a rua Álvares Guimarães está o Pão de Açúcar, que por muito tempo foi o único supermercado premium da região.
Com mais anos de atuação, o GPA também possui o maior número de PDVs do segmento na capital, com 66 lojas. Já o St Marche possui ao todo 31 empreendimentos, dos quais a maioria fica na capital. Por fim, o Mambo tem 13 lojas.
Avanços nos últimos anos
O GPA tem investido na reforma de suas unidades, e já reinaugurou 28 empreendimentos. O resultado dessa reestruturação já apareceu no último balanço, com um avanço de 6,7% no faturamento da bandeira Pão de Açúcar, ante o mesmo período de 2023.
Paralelamente, em ritmo de expansão, o St Marche investiu R$ 100 milhões e abriu 12 unidades entre julho de 2021 e agosto de 2023. Dessas, nove foram na capital, uma no interior e outra no litoral. Porém não para por aí. Um estudo recente conduzido pela empresa identificou que há potencial para abrir mais de 100 lojas no formato premium na capital.
Contudo, para este ano a empresa não planeja novas inaugurações. A estratégia no momento é se concentrar na qualidade das operações já existentes.
Entrada em novas praças e mudança de reputação
Muitas vezes consumidores associam esse segmento como mais caros. Porém os varejistas que atuam no setor estão tentando mudar essa percepção. No caso do St Marche, por exemplo, o planejamento estratégico envolve construir a noção do “premium” no sentido de oferecer uma experiência melhor de compra, e não necessariamente no preço.
Fonte: Estadão
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