SA+
Ranking CIELO-SBVC CIELO-SBVC SBVCCarrefourGPAGrupo Mateus

Supermercados e atacarejos dominam faturamento das 300 maiores do varejo brasileiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/08/2024

Adobe Stock

Foto: Divulgação


A 10ª edição do Ranking CIELO-SBVC com as 300 maiores empresas do varejo brasileiro foi divulgada e um dos destaques foi o setor dos supermercados, atacarejos e hipermercados. Para se ter uma ideia, quatro empresas estão no top 10. São elas o Grupo Carrefour Brasil (1º), o Assaí (2º), o Grupo Mateus (7º) e o GPA (8º). 


Em relação a 2022, o Carrefour apresentou um aumento de 7% nas vendas, enquanto o Assaí cresceu 34%. Já o Grupo Mateus teve um aumento de 24% e o GPA de 11%.


Segundo o relatório, os resultados positivos foram impulsionados pelo avanço do atacarejo, juros altos e restrições ao consumo de bens duráveis. Assim, varejistas dos segmentos mais essenciais avançaram no Ranking, tanto em quantidade quanto em representatividade sob o faturamento.


O setor do varejo alimentar, por exemplo, avançou de 152 para 157 representantes na edição, correspondendo a 52,8% das empresas e 52,3% do faturamento total. 

O varejo alimentar tem uma forte presença de empresas regionais ou locais, de controle familiar, que, ao longo de décadas construíram negócios com profunda identificação com os consumidores da cidade ou do bairro. Essas “fortalezas regionais” se fazem presentes em todo o país, atendendo a demandas, costumes e preferências. - 10ª edição do Ranking CIELO-SBVC.

No Top 25, aparecem também o Supermercado BH (11º), Muffato (14º), Grupo Pereira (16º), Martins| Smart Supermercados (18º), Cencosud (20º), Mart Minas (21º) e Rede Supermarket (23º).


A soma do faturamento dos varejistas alimentares que aparecem no Top 25 é R$ 321,5 bilhões. 

COMPARTILHAR
TAGS:Ranking CIELO-SBVC ,CIELO-SBVC , SBVC,Carrefour,GPA,Grupo Mateus, Assaí
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mini ExtraMini Extra

GPA investe no formato de proximidade pelo interior paulista

DescoPlanos de Expansão

Assaí, Mineirão e Desco dão continuidade a expansão

+Mais Varejo Podcast - Ep 8+Mais Varejo Podcast

Colaboração e tecnologia são fatores essenciais para uma boa execução das estratégias de trade marketing

Fachada Prezunic Marapendi- KitKatGrupo Cencosud Brasil

Prezunic aposta em ação de retail media para atrair fãs do Rock in Rio

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados