Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do BrasilSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sam’s Club celebra 30 anos no Brasil com campanha voltada à experiência e fidelização dos sócios

12/10/2025

NEWSLETTER

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do BrasilSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

RankingIRTT Pesquisa Grupo Carrefour Assaí

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/08/2025

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do Brasil

Foto: Divulgação


Dentre as 300 maiores varejistas do Brasil em 2024, o segmento de supermercados e atacarejos movimentou R$ 658,6 bilhões, o equivalente a 52,6% do faturamento total de todas as empresas contempladas no ranking.


A lista foi feita pelo IRTT (Instituto Retail Think Tank), e os líderes são o Grupo Carrefour, com R$ 120,6 bi e 1.007 lojas; o Assaí, com R$ 80,5 bilhões e 302 unidades.


No Top 10 ainda aparecem o Grupo Mateus, em 7º lugar, com faturamento de R$ 30,1 bilhões e 272 lojas; e o Supermercados BH, em 10º lugar, com R$ 21,3 bilhões e 196 unidades. 


O Carrefour lidera com R$ 120,6 bilhões em vendas e 1.007 lojas. O Assaí aparece em 2º lugar, com R$ 80,5 bilhões e 302 unidades. O Grupo Mateus ocupa a 3ª posição, com R$ 30,1 bilhões e 272 lojas.


Expansão e consolidação


O estudo indica que a expansão do setor ocorre tanto por meio de crescimento orgânico (com destaque para o atacarejo) quanto via fusões e aquisições (M&A). Entre os casos citados está a Plurix, holding do Pátria Investimentos, que adquiriu 65 lojas do Grupo Amigão e assumiu 65% do Paraná Supermercados.


Apesar do faturamento bilionário, a maioria das empresas do setor mantém atuação regional. Apenas seis empresas estão presentes em mais de 20 estados, três delas com lojas de conveniência franqueadas. Já 129 empresas atuam em apenas um estado, e 130 possuem menos de 50 lojas.


O levantamento mostra ainda que a digitalização se intensificou no período pós-pandemia. Das 156 empresas supermercadistas analisadas, 95 já operam e-commerce próprio e 39 vendem via marketplaces, sendo que duas desenvolveram plataformas digitais próprias.


Fonte: Exame

COMPARTILHAR
TAGS:Ranking,IRTT, Pesquisa, Grupo Carrefour, Assaí
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Sam's ClubAniversário

Sam’s Club celebra 30 anos no Brasil com campanha voltada à experiência e fidelização dos sócios

1744811683607-max-atacadista-grupo-muffatoExpansão

Grupo Muffato inaugura hoje unidade do Max Atacadista em Rio Preto (SP)

AdobeStock_1659315570_Editorial_Use_OnlyConsumo

Varejo alimentar mineiro cresce 6,2% em faturamento, apesar da queda em volume

bebida destiladaGestão do Sortimento

Destilados perdem espaço nas ofertas e redes deslocam foco para cervejas e vinhos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados