ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/04/2025
Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do Cencosud
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/02/2025

Divulgação
O Cencosud Brasil fechou um acordo para venda de todas as suas operações em Minas Gerais para o Supermercados BH, o que inclui 54 supermercados que operam sob a bandeira Bretas, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição e outros ativos relacionados.
Com mais de 300 lojas no portfólio, o Supermercados BH inaugurou cerca de 22 unidades em 2024. Dessa forma, tudo indica que, no ano passado, a empresa tenha dado mais um salto de crescimento no faturamento.
Para se ter uma ideia do ritmo de avanço dos últimos tempos, em 2023, a receita bruta do Supermercados BH foi de quase R$ 18 bilhões, o que representou uma alta de 24% sobre o ano anterior.
A aquisição
A operação envolvendo a bandeira Bretas em Minas Gerais está sujeita à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e contempla um valor de R$ 716 milhões, que será ajustado no momento do fechamento da transação em função do capital de trabalho líquido e outras condições estabelecidas em contrato.
O contrato prevê a cessão de aluguel de um contrato de imóvel de propriedade da Cencosud e cessão dos contratos de aluguéis dos imóveis restantes. Adicionalmente, inclui a venda de estoques, equipamentos, instalações e outros ativos fixos requeridos pela operação no estado.
O Bretas foi adquirido pelo Cencosud em 2010, e possui 26 lojas Goiás, além das unidades em Minas Gerais. O motivo da venda das operações no estado mineiro é o atual cenário competitivo e os planos da empresa que visam a rentabilidade do seu capital e fortalecimento de sua operação no resto do Brasil, onde, segundo Rodrigo Larrain, CEO da Cencosud, “há melhores oportunidades de crescimento e rentabilidade.”
Dentre elas, o próprio Bretas em Goiás, além do GBarbosa, Mercantil Atacado e Perini no Nordeste; Prezunic e SPID no Rio de Janeiro; e GIGA Atacado em São Paulo, adquirida em 2022.
Notícias relacionadas

Supermercados autônomos planejam abrir mais de 300 lojas em 2025

Delta Supermercados registra crescimento de 35% nas vendas de seu e-commerce

Koch e Azulão reduzem em mais de 40% as perdas com recurso tecnológico
