26/09/2025
Sam's Club tem queda de 94,8% no Ebitda
POR Barbara Fernandes
EM 01/11/2024

Foto: Divulgação
O Sam’s Club, bandeira de clube de compras, seguiu como foco dos planos de expansão do Grupo Carrefour Brasil durante o 3º trimestre. Foram 4 aberturas, todas fruto de conversões – o maior número de inaugurações em um período de três meses desde que o Carrefour assumiu a operação.
Porém o ritmo acelerado de novas lojas aumentou os investimentos em despesas operacionais (Opex), o que teve impacto direto no Ebitda, com queda de 94,8%. Assim o Ebitda da bandeira ficou em R$ 3 milhões durante o período.
Apesar disso, o Sam’s agora registra 3,5 milhões de membros, e teve um aumento de quase 17% nas vendas brutas. Os produtos da marca própria se destacaram novamente, com ganhos em relevância e penetração de 5,4 p.p., representando 24% das vendas. As vendas mesmas lojas também cresceram na comparação ano a ano (+3,2%).
Atacadão aumenta em 88,75% o número de lojas com serviços de padaria, açougue e frios
Em consonância com a tendência do mercado, o Grupo Carrefour Brasil tem investido para ampliar os serviços em sua bandeira de atacarejo, o Atacadão. Para se ter uma ideia, o terceiro trimestre fechou com 151 unidades com padaria, açougue e seção de frios – um aumento de 88,75% em relação ao primeiro semestre, que tinha apenas 80 lojas que disponibilizavam os serviços.
A receita bruta do canal ficou em R$ 21,3 bilhões, um acréscimo de 8,3% no comparativo ano a ano, porém ligeira queda em relação ao segundo trimestre. Já o Ebitda chegou a R$ 1,29 bilhão, aumento de 8,4% a/a. As vendas mesmas lojas ficaram acima do mercado, com acréscimo de 5,6% comparado a 2023.
Em relação à expansão, foram abertas três lojas, sendo uma fruto da conversão do hipermercado Carrefour e duas do Bompreço, totalizando 14 novas unidades em 2024.
Carrefour apresenta crescimento de 45,1% no Ebitda
As vendas brutas da bandeira de varejo do Grupo tiveram queda de 7,9% no trimestre, com R$ 6,4 bilhões. Essa redução foi influenciada pela diminuição de 22% da área de vendas. Porém, as vendas em mesmas lojas cresceram 7,1%, influenciadas pela implementação de ajustes ao portfólio.
Já o Ebitda foi um destaque, alcançando R$ 157 milhões – um crescimento de 45,1% a/a
O Grupo
O Carrefour Brasil apresentou um lucro líquido de R$ 221 milhões no terceiro trimestre. Isso representa um aumento de 67,4% na comparação com 2023. A receita bruta alcançou R$ 29,5 bilhões, um acréscimo de 4,8% em relação ano a ano.
Já o Ebitda chegou a R$ 1,5 bilhão, um avanço de 5% dentro do mesmo comparativo.
Notícias relacionadas

Confira 5 estratégias para prevenir o burnout de seus colaboradores

Peruzzo terá novo supermercado no estado gaúcho

Grupo Zat planeja entrada no RS em 2026

Mercado Livre mira vendas no atacado com nova frente B2B
Barbara Fernandes
Repórter