SA+ Ecossistema de Varejo
Gestão e negóciosResultados 3T24Grupo Carrefour BrasilAtacadão Sam's Club hipermercado carrefour

Sam's Club tem queda de 94,8% no Ebitda

POR Barbara Fernandes

EM 01/11/2024

Sam's Club - Interna

Foto: Divulgação


O Sam’s Club, bandeira de clube de compras, seguiu como foco dos planos de expansão do Grupo Carrefour Brasil durante o 3º trimestre. Foram 4 aberturas, todas fruto de conversões – o maior número de inaugurações em um período de três meses desde que o Carrefour assumiu a operação.

 

Porém o ritmo acelerado de novas lojas aumentou os investimentos em despesas operacionais (Opex), o que teve impacto direto no Ebitda, com queda de 94,8%. Assim o Ebitda da bandeira ficou em R$ 3 milhões durante o período.

 

Apesar disso, o Sam’s agora registra 3,5 milhões de membros, e teve um aumento de quase 17% nas vendas brutas. Os produtos da marca própria se destacaram novamente, com ganhos em relevância e penetração de 5,4 p.p., representando 24% das vendas. As vendas mesmas lojas também cresceram na comparação ano a ano (+3,2%).

 

Atacadão aumenta em 88,75% o número de lojas com serviços de padaria, açougue e frios

 

Em consonância com a tendência do mercado, o Grupo Carrefour Brasil tem investido para ampliar os serviços em sua bandeira de atacarejo, o Atacadão. Para se ter uma ideia, o terceiro trimestre fechou com 151 unidades com padaria, açougue e seção de frios – um aumento de 88,75% em relação ao primeiro semestre, que tinha apenas 80 lojas que disponibilizavam os serviços. 

 

A receita bruta do canal ficou em R$ 21,3 bilhões, um acréscimo de 8,3% no comparativo ano a ano, porém ligeira queda em relação ao segundo trimestre. Já o Ebitda chegou a R$ 1,29 bilhão, aumento de 8,4% a/a.  As vendas mesmas lojas ficaram acima do mercado, com acréscimo de 5,6% comparado a 2023.

 

Em relação à expansão, foram abertas três lojas, sendo uma fruto da conversão do hipermercado Carrefour e duas do Bompreço, totalizando 14 novas unidades em 2024.

 

Carrefour apresenta crescimento de 45,1% no Ebitda

 

As vendas brutas da bandeira de varejo do Grupo tiveram queda de 7,9% no trimestre, com R$ 6,4 bilhões. Essa redução foi influenciada pela diminuição de 22% da área de vendas. Porém, as vendas em mesmas lojas cresceram 7,1%, influenciadas pela implementação de ajustes ao portfólio. 

 

Já o Ebitda foi um destaque, alcançando R$ 157 milhões – um crescimento de 45,1% a/a

 

O Grupo

 

O Carrefour Brasil apresentou um lucro líquido de R$ 221 milhões no terceiro trimestre. Isso representa um aumento de 67,4% na comparação com 2023. A receita bruta alcançou R$ 29,5 bilhões, um acréscimo de 4,8% em relação ano a ano.

 

Já o Ebitda chegou a R$ 1,5 bilhão, um avanço de 5% dentro do mesmo comparativo. 

  

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,Resultados 3T24,Grupo Carrefour Brasil,Atacadão, Sam's Club, hipermercado carrefour
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Hiperemais do Grupo Zonta no Shopping EstaçãoGestão e negócios

Com diversificação dos negócios, Grupo Zonta ultrapassa R$1 bilhão de investimento em cidade catarinense

Marcos Almeida é o novo diretor comercial do Grupo GSAGestão e negócios

GSA anuncia novo diretor comercial

Oxxo lança Andatti no Brasil: café mexicano com sabor brasileiroCafé Gourmet

Oxxo lança o Andatti, sua primeira marca própria de café no Brasil

Sam's Club - InternaGestão e negócios

Sam’s Club: a estratégia por trás do crescimento do número de sócios

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados