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Saiba como melhorar a execução da categoria que mais cresce em bebidas não alcoólicas

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Red Bull

EM 10/06/2024

Exposição de Red Bull

Bebidas energéticas lideram o crescimento entre todas as categorias de não alcoólicos nos últimos anos. No ano móvel de 2018 a 2024, energéticos quadruplicaram seu faturamento.

Esse crescimento exponencial continuará para os próximos 5 anos, com energéticos crescendo 5 vezes mais que sucos e 11 vezes mais que refrigerantes. Nesse cenário, a boa execução em loja vai fazer toda a diferença para que os varejistas capturem esse crescimento. Dentre as alavancas fundamentais estão: espaço da categoria, espaço das marcas e segmentos, planograma e sortimento correto.


Saiba qual o espaço mínimo necessário da categoria de Energéticos

O primeiro passo para acertar na execução é destinar o espaço ideal da categoria: energéticos devem ter, no mínimo, dois módulos de gôndola. Lojas com dois módulos de gôndola ou 10% de não alcoólicos, faturam 69% a mais de energéticos e 62% a mais de bebidas não alcoólicas do que lojas com 1 módulo.

Quanto maior o tamanho da área primária, maior a penetração da categoria nas cestas do shopper e, consequentemente, maior é o faturamento no varejo.


E como ficam as marcas?

Ao ajustar o espaço da categoria, é importante desenvolver as marcas de maior valor agregado. Quanto maior o espaço de Red Bull, maior a penetração, o ticket médio e as unidades em cada ticket de compra.

Quando comparamos o faturamento médio de lojas que possuem mais de 50% de espaço de Red Bull com lojas que não tem, as lojas com o espaço correto, apresentam um faturamento 19% maior de energéticos do que lojas que não possuem. Além disso, energéticos crescem 35% vs ano anterior nessas lojas, 7pp acima das lojas que não possuem o espaço correto de Red Bull.


Disponibilize todos os Segmentos

Para desenvolver o máximo potencial, é importante contemplar no mix todos os segmentos de bebidas energéticas, afinal cada um deles desempenha um papel. Os três principais são: Regulares, Sabores e Sem Açúcar.

Campeã de vendas, a versão regular contribui para o crescimento da categoria e, para Red Bull, é ainda mais importante devido a força do azul e prata, que funciona como uma isca do shopper para a categoria. Por isso deve ter o maior número de frentes.

Atendendo aqueles que procuram porções reduzidas de açucar, o segmento sem açúcar ou "sugar free" é o mais importante para gerar fidelidade e frequência, pois quem o consome não troca o produto por outras opções.

Já o segmento de sabores é o que mais cresce na categoria, principalmente via inovações. Para a Red Bull não é diferente, os Red Bull Editions se desenvolvem com itens permanentes e também sazonais – o lançamento mais recente é a inovadora combinação de pêra e canela (foto), cujas vendas já estão superando em 34% a última edição de inverno na Red Bull.

As edições limitadas são responsáveis por boa parte da entrada do produto em ocasiões de socialização e de compartilhamento, sobretudo entre os jovens com até 24 anos de idade. Elas geram experimentação, ampliam a cesta de compras e, claro, não podem ficar de fora do sortimento do varejo.

Já os multipacks têm papel incremental no ticket médio, atendendo os consumidores mais frequentes de Red Bull, que compram para estocar ou compartilhar com amigos e familiares. Atualmente, 30% dos consumidores de Red Bull já compram mais do que 3 unidades por visita.

Na categoria de energético, 14 SKUs (2% do portfólio) respondem por 60% do faturamento no varejo alimentar. Esse dado mostra que o melhor a fazer é revisar o sortimento para garantir a otimização do mix, deixando de ocupar a gôndola com itens de baixo giro.


Planograma Ideal

Pesquisas feitas recentemente via eyetracking comprovam que existem 4 pontos fundamentais a serem seguidos:

1. Bloco de marcas horizontais com o segmento líder (regular) na altura dos olhos funcionando como uma isca para a categoria (como o azul e prata de Red Bull);

2. Bloco horizontal de sabores para facilitar a visualização do portfolio;

3. Bloco horizontal de sem açucar para sustentar o desenvolvimento desse segmento e aumentar o parâmetro do mesmo em loja;

4. Multipacks e latas maiores ao final do fluxo contribuindo para um movimento de trade up. Dentre todos os cenários testados, esses ajustes são os que mais contribuem para o desenvolvimento da categoria na loja.


Confira a melhor disposição de Red Bull no ponto natural:


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TAGS:Energéticos, Bebidas Energéticas,Red Bull,Execução de Loja
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