16/11/2025
Redes regionais crescem acima da média nacional em vendas
POR Gabrielly Mendes
EM 02/10/2025

Foto: Adobe Stock
As varejistas regionais alcançaram um crescimento total de 6,5% e de 5,2% em mesmas lojas no primeiro semestre do ano, segundo o Relatório Varejo Alimentar em Contexto, divulgado pela SA+ Conteúdo. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente e explora a performance do Assaí, Grupo Mateus, GPA e 10 redes regionais (clique aqui).
Os números superam a média nacional em volume de vendas, que foi de 1,8% no período. Quando comparadas a grupos de maior porte, como GPA, Mateus e Assaí, as redes regionais apresentaram desempenho inferior no crescimento total: 6,5% contra 8,2% da média combinada dessas empresas.
Em mesmas lojas, no entanto, ficaram levemente acima, com 5,2% frente a 5%.
Rentabilidade
Os dados também mostram diferenças no desempenho financeiro. A margem Ebtida das redes regionais foi de 5,6%, abaixo da média geral do setor, de 7%. Por outro lado, o lucro líquido foi mais elevado: 2,4%, contra 1,1% da média geral.
O relatório é produzido com base nos resultados trimestrais divulgados pelas empresas e analisou dados de janeiro a junho de 2025.
Notícias relacionadas
Varejo AlimentarVarejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo
Resultados 3T253T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
ExpansãoGrupo Koch inaugura unidade em região inédita de SC
Gabrielly Mendes
Repórter








