Rede de supermercados tem crescimento de quase 2% real no lucro líquido
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/07/2024
Foto: Divulgação
Entre janeiro de 2023 e 2024, o Verde Mais Fresh Market, rede de supermercadois premium, registrou aumento real de 1,99% no lucro líquido. Esse avanço foi fortemente impulsionado pelas crescimento da lucratividade das seções de frios (6,62%), congelados (6,12%), laticínios (6,07%), alimentos matinais (5,83%), higiene pessoal (4,29%), bebidas frias (4,08%) e hortifrúti (2,67%).
Com quatro lojas na capital paranaense, os resultados foram alcançados a partir da otimização de processos e estratégias das áreas comercial, gestão de categorias e pricing, com foco na melhora da rentabilidade. Esse trabalho foi desenvolvido com o apoio da consultoria Unitrier, especializada em varejo.
“Os principais ganhos com o projeto foram a eficiência operacional e o trabalho de parametrização de processos, que melhoraram nossos resultados e controles”, conta Helton Parizotto, CEO do Grupo Verde Mais.
Sendo assim, foi implementada uma revisão da estrutura mercadológica e um novo plano de margem mínima e ideal voltado às categorias e produtos, que respeita o nível de sensibilidade (elasticidade) de acordo com as curvas A/B/C/D e E. Além disso, foi aplicado o escalonamento de preços e análise de competitividade dos concorrentes por meio de pesquisas.
Houve ainda o aprimoramento dos processos ligados ao uso da ferramenta de ERP do supermercado, além da capacitação do time envolvido e melhora de todos os processos.