Plurix adquire 85% do Paraná Supermercados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/09/2024
Foto: Divulgação
A Plurix, holding de varejo alimentar do fundo de investimento Pátria, acaba de adquirir 85% do Paraná Supermercados. Com isso, ela irá se aproximar de um faturamento de R$ 10 bilhões no final deste ano, podendo entrar nas Top 10 maiores empresas do varejo alimentar nacional.
Essa operação faz parte dos planos da Plurix para se expandir entre varejistas regionais com lojas localizadas no interior. No último ano, a holding alcançou um faturamento de R$ 4,7 bilhões, ocupando a 19ª posição no ranking dos maiores varejistas alimentares.
Desde o início da sua operação, em 2021, até o momento, a Plurix adquiriu seis marcas: Superpão, Boa Supermercados, Supermercados Avenida, Compre Mais, Empório Dom Olívio, Grupo Amigão e Paraná Supermercados.
Com a aquisição em junho do Grupo Amigão, empresa do Paraná que no último ano faturou R$ 4,2 bilhões, a estimativa já era de que o faturamento dobrasse. Agora, com a Cia Paraná que faturou mais de R$ 576 milhões no último levantamento, a empresa chega próxima do marco de R$ 9,5 bilhões.
Com esse valor, hoje a empresa ficaria atrás do Cencosud, em 9º lugar
A mais recente operação, com a Cia Paraná de Alimentos, foi aprovada ontem (25) pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), sem restrições. O varejista possui sete lojas distribuídas pelo Paraná nos municípios de Campo Mourão, Ivaiporã, Goioerê, Pitanga e Assis Chateaubriand.
“Nossa parceria com a Plurix visa melhorar o desenvolvimento em relação ao crescimento orgânico, às oportunidades no relacionamento com os fornecedores e a Governança Corporativa. Nossa plataforma Paraná Supermercados estará se conectando a uma empresa de porte com muita expectativa de crescimento” conta Álvaro Machado, um dos sócios da Cia Paraná de Alimentos para a redação da SA+ Ecossistema de Varejo.
Em recente entrevista, representantes da Plurix, afirmaram que pretendem continuar com as aquisições. Porém, a empresa possui alguns critérios para a compra. Um deles é não adquirir empresas em fase de turnaround. Outro fator é a densidade geográfica, algo considerado para avaliar, entre outras coisas, o market share.
Fonte: Cade