ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/08/2025
Pesquisa revela hábitos na compra de panetones
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/12/2024

Foto: Adobe Stock
Uma pesquisa realizada pela Nestlé, em parceria com a empresa Vento, revelou os hábitos de consumo relacionados ao panetone, um dos principais símbolos das festas de fim de ano. O levantamento qualitativo analisou respostas de consumidores em todo o Brasil, destacando os fatores mais valorizados na escolha do produto.
Entre os principais atributos apontados estão sabor, textura e custo-benefício. A experiência sensorial - que inclui massa, aroma e consistência - foi fundamental para garantir a a escolha, além de fortalecer a recomendação entre amigos e familiares. Para muitos entrevistados, opções recheadas de chocolate, por exemplo, são vistas não apenas como um item tradicional, mas como uma sobremesa para a ceia natalina.
Outro ponto importante é o impacto emocional da apresentação. Embalagens que remetem ao espírito natalino e ao afeto familiar foram mencionadas como diferenciais capazes de conquistar os consumidores. “Talvez um marketing mais afetivo, algo que remeta à infância”, sugeriu um entrevistado durante o estudo.
O preço, embora relevante, é superado pela percepção de valor: os consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que transmita qualidade e danos. Segundo Catarina Pereira, especialista de consumer insights na Nestlé, entender as expectativas do público é essencial. “Ouvir o consumidor é a chave para continuar presente em momentos especiais dentro das casas dos brasileiros”, afirma
Notícias relacionadas

Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor

Brasileiros estão frequentando menos pontos de venda e gastando mais

Sustentabilidade ganha peso apenas quando preço e qualidade são iguais, aponta estudo
