Perdas na seção de mercearia ultrapassam a do hortifrúti em lojas de vizinhançaSA+ Ecossistema de Varejo

Pesquisa PerdasSupermercados Lojas de vizinhança Sincovaga

Perdas na seção de mercearia ultrapassam a do hortifrúti em lojas de vizinhança

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/06/2024

Super ABC - Mercearia - Pães

As perdas são um dos principais desafios do varejista, e, no caso das lojas de vizinhança, os setores mais afetados são a mercearia (55%), seguido pelo FLV (38%), padaria e confeitaria (21%) e perfumaria (17%).

 

Dentre os motivos mais citados para as perdas nesse canal estão os produtos avariados ou fora da validade, com 68%. Logo depois, os furtos (29%), erros na gestão do estoque e faturamento abaixo do esperado (11% cada) e produtos danificados por clientes (8%).

Uma das soluções para diminuir as perdas são as parcerias com a indústria. Sendo que 81% dos varejos desse formato afirmam que essa colaboração é efetiva para ressarcimento de perdas e evitar as quebras operacionais.

Os dados pertencem ao levantamento do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), que conta com 100 empresas do varejo alimentar na capital paulista, e foi realizado na primeira semana de maio. Além dos mercados de vizinhança, a pesquisa também analisou os supermercados, e demonstra que a seção “campeã” de perdas nesse estilo de comércio é o FLV (65%), seguido pelas carnes e mercearia (32% cada), padaria e confeitaria (22%) e laticínios (14%). 

 

Entre os motivos principais motivos para as perdas nos supermercados, os produtos avariados ou fora da validade também levam o primeiro posto, com 59%. Em seguida estão os erros na gestão de estoque (24%), produtos danificados por clientes (22%), furtos (19%), problemas de armazenamento (16%) e faturamento abaixo do esperado (5%).

Para este canal, a parceria com a indústria se mostra ainda mais essencial, uma vez que 95% dos entrevistados afirmam que ela é uma das grandes chaves para reverter esse cenário. 

Considerando ambos os canais, as perdas alcançaram a média de 8%, enquanto o lucro foi de 2% durante o período. Além disso, 60% das empresas afirmaram que as perdas se mantiveram estáveis em relação ao ano passado, enquanto para 24% elas aumentaram.

 

Para combater as perdas, as empresas também citam o gerenciamento de estoque (75%), aumentar os treinamentos dos colaboradores (17%), investir em equipamentos de segurança e vigilância (12%), realizar inventários físicos periódicos (5%), contratação de equipe especializada em prevenção de perdas (4%), criação de indicadores (4%) e cadastro correto de produtos (3%).

 

Fonte: Terra 

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Perdas,Supermercados, Lojas de vizinhança, Sincovaga
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock Carnes AçouguePesquisa

Cesta de Natal registra aumento de 9,16% nos preços impulsionado pelas variações climáticas

Pague Menos - Ribeirão PretoNovas Lojas

Varejistas regionais aceleram expansão no Sudeste

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockPesquisa

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar

SuperKoch-Palhoça-Grupo-KochNovas Lojas

Koch, Passarela e Festval avançam com expansão pelo Sul

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados