Nova gestão da AGAS aposta em sucessão familiar, lideranças femininas e reorganização da articulação políticaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo

14/11/2025

NEWSLETTER

Nova gestão da AGAS aposta em sucessão familiar, lideranças femininas e reorganização da articulação políticaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rio Grande do Sul AGASGestão e negócios

Nova gestão da AGAS aposta em sucessão familiar, lideranças femininas e reorganização da articulação política

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/09/2025

Imagem do editor

Foto: Divulgação


A AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) iniciou um novo ciclo no dia 16, com a posse de Lindonor Peruzzo Junior na diretoria. O empresário assume o comando da entidade até 2027, após acordo que sucedeu o histórico empate na eleição do ano passado.


A troca de gestão marca o fim dos 22 anos de liderança de Antônio Cesa Longo e inaugura uma fase que coloca a sucessão familiar e a renovação de lideranças no centro da pauta.

 

Oriundo do núcleo AGAS Jovem, que presidiu em 2005, Peruzzo Junior reforçou a importância de aproximar novas gerações dos dirigentes tradicionais do setor. Para isso, anunciou um programa de sucessão familiar voltado a preparar sucessores e sucedidos das empresas supermercadistas gaúchas. O núcleo será comandado por Isadora Stangherlin e terá como prioridade integrar jovens empresários à rotina de gestão e aos principais debates estratégicos da entidade. “Queremos garantir continuidade para as empresas, apoiando a formação de novos líderes e criando condições para que se sintam parte do setor desde cedo”, afirmou.

 

A inclusão também será fortalecida pelo AGAS Mulher, que passa a ter como presidente Patrícia Machado. O grupo pretende ampliar capacitações e encontros entre supermercadistas, além de liderar projetos sociais, culturais e ambientais. “Nosso setor é majoritariamente familiar, e as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço em posições de decisão. Queremos valorizar esse protagonismo e ampliar o impacto das lideranças femininas”, destacou Peruzzo Junior.

 

A nova diretoria tem ainda a meta de elevar a base de associados. Hoje são pouco mais de 200 empresas, e a previsão é alcançar 1.000 já no primeiro ano, um aumento de aproximadamente 400%.


O plano envolve ações de mapeamento, inclusão e engajamento, além da oferta de eventos, treinamentos e informativos periódicos para apoiar a tomada de decisão no setor. A Associação também anunciou a contratação de uma assessoria econômica para orientar os supermercadistas diante de desafios como reforma tributária, inflação e taxa de juros elevada.

 

Outro eixo será a reorganização da articulação política. Com assessoria de relações governamentais dedicada, a AGAS buscará intensificar o diálogo com Executivo e Legislativo em pautas como competitividade e correções fiscais que afetam sobretudo pequenos e médios supermercados. “Queremos uma AGAS mais forte politicamente, mas também mais democrática. Uma das mudanças aprovadas prevê que a presidência só poderá ter uma reeleição, garantindo alternância no comando e espaço para novas lideranças”, explicou o presidente.

 

“O grande objetivo é construir uma AGAS inclusiva, participativa e conectada ao futuro. A sucessão familiar é parte central desse processo, porque garante que o setor siga inovando e se fortalecendo com a contribuição de diferentes gerações”, concluiu Peruzzo Junior.

COMPARTILHAR
TAGS:Rio Grande do Sul, AGAS,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mix Mateus de Pará Do Grupo MateusResultados 3T25

3T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas

Sam's Club - Fachada - JabaquaraEstratégia

Sam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor

Adobe StockGestão

Tá na hora de repensar seu Calendário Promocional

1737726349624-cencosud-corporativa-mediaResultados 3º T 25

Cencosud melhora as vendas em mesmas lojas do Brasil no 3º trimestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados