SA+
Varejo Europeu Transformação digitalMissão LisboaNova SBESA+ Internacional

Missão Lisboa é marcada por visitas ao Varejo Europeu e imersão na principal escola de Negócio de Portugal com discussão de tendências e novas capacidades para transformação das empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/09/2024

Missão Lisboa em 2024

Foto: Arquivo SA+


Entre os dias 25 e 31 de agosto de 2024, varejistas brasileiros participaram da primeira Missão na Europa promovida pela SA+ Internacional em Lisboa. Durante uma semana, o grupo vivenciou uma imersão intensa no varejo europeu, explorando as práticas e tendências que estão moldando o futuro do setor.


O evento, realizado em parceria com a Nova School of Business and Economics, uma das mais prestigiadas instituições de ensino da Europa, ofereceu uma combinação única de conteúdo teórico e prático, visitas técnicas a redes de varejo de destaque, e oportunidades de networking estratégico.


Aprofundamento e novos conhecimentos do varejo


Um dos temas centrais da missão foi a transformação digital no varejo. Bruno Horta Soares, professor da Nova School of Business and Economics, em sua aula de “Inovação e Futuro do Varejo”, destacou a importância de diferenciar a transformação digital da transformação “do digital”. Segundo ele, “o digital é a ferramenta que possibilita a verdadeira transformação do negócio, e os líderes precisam entender o porquê de utilizá-lo, não apenas como fazê-lo.”

Outro ponto de reflexão apresentado por Soares foi o impacto da inteligência artificial (IA) no setor: "A IA não vai substituir os humanos. Mas os humanos com IA vão substituir os humanos sem IA." Essa perspectiva reforça a necessidade de adaptação contínua às novas tecnologias, sem perder de vista o fator humano, essencial no relacionamento com o cliente.

As aulas de “Jornada Digital de Decisão do Cliente” e “O Poder da Comunicação Digital” do professor Antonio Marinho Torres, trouxeram à tona a importância do posicionamento estratégico e da comunicação digital. Ele abordou como a jornada digital do cliente pode ser aprimorada para oferecer experiências mais assertivas e satisfatórias. Além disso, Torres destacou o poder de um posicionamento bem definido, que não apenas guia as decisões empresariais, mas também fortalece a relação com o cliente.


“O Digital é hoje a principal ferramenta de aceleração do varejo e os líderes do setor não podem ignorar esse fato, mas o foco na produtividade e posicionamento são fundamentais. As provocações e vivências fazem com que possamos voltar para nossas empresas olhando para os próximos 10 anos, mas com a vontade de pôr em prática de imediato.”, declarou Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade.


Visitas técnicas e experiências práticas


Além das aulas teóricas, a Missão Lisboa incluiu visitas técnicas a grandes redes de varejo como ALDI, Mercadona, El Corte Inglés, Continente Telheiras, Recheio, PingoDoce Telheiras, Fábrica Sovena e Auchan, proporcionando aos participantes uma visão prática e detalhada de como o varejo europeu opera. Essas visitas, aliadas ao conteúdo acadêmico, ofereceram uma experiência completa, permitindo que os varejistas brasileiros observassem de perto as inovações e práticas que podem ser aplicadas em seus próprios negócios.


Também tiveram atrações turísticas como tour no Centro de Lisboa com visita ao Elevador de Santa Justa e Praça do Comércio, uma das maiores praças da Europa com vista para o Rio Tejo; Pôr do Sol no Castelo de São Jorge; Torre de Belém e Vinícola Quinta da Bacalhôa.


Insights para transformar o varejo brasileiro

Foto: Arquivo SA+

A Missão Lisboa 2024 não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma chance de expandir horizontes e construir conexões valiosas. Como destacou Sergio Alvim, CEO e Fundador da SA+ Ecossistema de Varejo, “Escolhemos Portugal por ter redes varejistas muito bem estabelecidas no mercado, com alto posicionamento estratégico, diferenciais competitivos e uma grande diversidade de formatos de loja. Com um mercado maduro, o país é um verdadeiro espelho do varejo europeu. E nosso objetivo aqui é focar nas práticas que possam ser aplicáveis no dia a dia do nosso varejo brasileiro”.


Com a conclusão da Missão Lisboa, os participantes retornam ao Brasil munidos de insights valiosos e práticas que prometem moldar o futuro do varejo no país, demonstrando que a inovação e a adaptação às novas tecnologias são caminhos indispensáveis para o sucesso no setor.

COMPARTILHAR
TAGS:Varejo Europeu, Transformação digital,Missão Lisboa,Nova SBE,SA+ Internacional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Missão LisboaSA+ Internacional

Missão Lisboa se inicia com muitas trocas e insights de especialistas do setor

Whole FoodsSA+ Internacional

SA+ Internacional leva varejistas para Orlando e promove aulas em universidades e visitas a lojas

Interior loja do Publix nos EUAMissão Internacional

Conheça o supermercado que pertence aos funcionários e paga para o cliente ser gentil

AdobestockVarejo Internacional

Valorização da conveniência impulsiona expansão do Carrefour na Europa

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados