Missão Lisboa é marcada por visitas ao Varejo Europeu e imersão na principal escola de Negócio de Portugal com discussão de tendências e novas capacidades para transformação das empresasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bistek registra aumento de quase 100% nas vendas de itens para máquinas de lavar louça com ação focada em JBP

23/01/2025

NEWSLETTER

Missão Lisboa é marcada por visitas ao Varejo Europeu e imersão na principal escola de Negócio de Portugal com discussão de tendências e novas capacidades para transformação das empresasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Varejo Europeu Transformação digitalMissão LisboaNova SBESA+ Internacional

Missão Lisboa é marcada por visitas ao Varejo Europeu e imersão na principal escola de Negócio de Portugal com discussão de tendências e novas capacidades para transformação das empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/09/2024

Missão Lisboa em 2024

Foto: Arquivo SA+


Entre os dias 25 e 31 de agosto de 2024, varejistas brasileiros participaram da primeira Missão na Europa promovida pela SA+ Internacional em Lisboa. Durante uma semana, o grupo vivenciou uma imersão intensa no varejo europeu, explorando as práticas e tendências que estão moldando o futuro do setor.


O evento, realizado em parceria com a Nova School of Business and Economics, uma das mais prestigiadas instituições de ensino da Europa, ofereceu uma combinação única de conteúdo teórico e prático, visitas técnicas a redes de varejo de destaque, e oportunidades de networking estratégico.


Aprofundamento e novos conhecimentos do varejo


Um dos temas centrais da missão foi a transformação digital no varejo. Bruno Horta Soares, professor da Nova School of Business and Economics, em sua aula de “Inovação e Futuro do Varejo”, destacou a importância de diferenciar a transformação digital da transformação “do digital”. Segundo ele, “o digital é a ferramenta que possibilita a verdadeira transformação do negócio, e os líderes precisam entender o porquê de utilizá-lo, não apenas como fazê-lo.”

Outro ponto de reflexão apresentado por Soares foi o impacto da inteligência artificial (IA) no setor: "A IA não vai substituir os humanos. Mas os humanos com IA vão substituir os humanos sem IA." Essa perspectiva reforça a necessidade de adaptação contínua às novas tecnologias, sem perder de vista o fator humano, essencial no relacionamento com o cliente.

As aulas de “Jornada Digital de Decisão do Cliente” e “O Poder da Comunicação Digital” do professor Antonio Marinho Torres, trouxeram à tona a importância do posicionamento estratégico e da comunicação digital. Ele abordou como a jornada digital do cliente pode ser aprimorada para oferecer experiências mais assertivas e satisfatórias. Além disso, Torres destacou o poder de um posicionamento bem definido, que não apenas guia as decisões empresariais, mas também fortalece a relação com o cliente.


“O Digital é hoje a principal ferramenta de aceleração do varejo e os líderes do setor não podem ignorar esse fato, mas o foco na produtividade e posicionamento são fundamentais. As provocações e vivências fazem com que possamos voltar para nossas empresas olhando para os próximos 10 anos, mas com a vontade de pôr em prática de imediato.”, declarou Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade.


Visitas técnicas e experiências práticas


Além das aulas teóricas, a Missão Lisboa incluiu visitas técnicas a grandes redes de varejo como ALDI, Mercadona, El Corte Inglés, Continente Telheiras, Recheio, PingoDoce Telheiras, Fábrica Sovena e Auchan, proporcionando aos participantes uma visão prática e detalhada de como o varejo europeu opera. Essas visitas, aliadas ao conteúdo acadêmico, ofereceram uma experiência completa, permitindo que os varejistas brasileiros observassem de perto as inovações e práticas que podem ser aplicadas em seus próprios negócios.


Também tiveram atrações turísticas como tour no Centro de Lisboa com visita ao Elevador de Santa Justa e Praça do Comércio, uma das maiores praças da Europa com vista para o Rio Tejo; Pôr do Sol no Castelo de São Jorge; Torre de Belém e Vinícola Quinta da Bacalhôa.


Insights para transformar o varejo brasileiro

Foto: Arquivo SA+

A Missão Lisboa 2024 não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma chance de expandir horizontes e construir conexões valiosas. Como destacou Sergio Alvim, CEO e Fundador da SA+ Ecossistema de Varejo, “Escolhemos Portugal por ter redes varejistas muito bem estabelecidas no mercado, com alto posicionamento estratégico, diferenciais competitivos e uma grande diversidade de formatos de loja. Com um mercado maduro, o país é um verdadeiro espelho do varejo europeu. E nosso objetivo aqui é focar nas práticas que possam ser aplicáveis no dia a dia do nosso varejo brasileiro”.


Com a conclusão da Missão Lisboa, os participantes retornam ao Brasil munidos de insights valiosos e práticas que prometem moldar o futuro do varejo no país, demonstrando que a inovação e a adaptação às novas tecnologias são caminhos indispensáveis para o sucesso no setor.

COMPARTILHAR
TAGS:Varejo Europeu, Transformação digital,Missão Lisboa,Nova SBE,SA+ Internacional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

WegmansVarejo Internacional

6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do cliente

Stew Leonard'sSA+ Internacional

Missão NRF 2025 se inicia com insights e visita técnica a varejos americanos

NRFTrade Marketing

Missão NRF 2025 trará insights valiosos e imersão completa em uma das maiores feiras do varejo

Missão LisboaSA+ Internacional

Missão Lisboa se inicia com muitas trocas e insights de especialistas do setor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados