Kantar projeta crescimento moderado no consumo em 2025
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/12/2024
Foto: Adobe Stock
O consumo de bens não consolidados na América Latina deve crescer 0,6% em unidades em 2025, segundo o relatório Consumer Insights Q3 2024, da Kantar. Apesar de ser um ritmo mais lento, a alta representa a continuidade de uma recuperação socioeconômica que já acumula nove trimestres consecutivos de expansão.
Os países latino-americanos apresentam desempenhos variados: Brasil e Colômbia lideraram o crescimento acima da média regional, enquanto a América Central e o México devem permanecer resultados. Argentina, Bolívia e Chile, por outro lado, deverão ter resultados abaixo da média.
Carrinhos maiores e focos em marcas próprias
No terceiro trimestre de 2024, os consumidores ampliaram o tamanho dos carrinhos de compra em 11%, priorizando cestas básicas como Alimentos (34,7%) e Bebidas (19,8%). No entanto, os Laticínios seguem em queda, com participação reduzida para 18,5%.
As marcas destacam-se como motor de crescimento desde março de 2024, representando 30% das novas vendas em categorias como Beleza e Cuidado Pessoal (40%) e Bebidas (70%). Apesar de responderem por apenas 7% do volume total, essas marcas já configuram uma mudança no mercado.
“2025 pode ser o ano em que as marcas próprias se consolidam como principal fonte de crescimento na América Latina”, afirma Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado latam da Kantar.
Mudanças nos canais de compra
As lojas de desconto (47%) e atacadistas (39%) seguiram ganhando espaço, enquanto as lojas tradicionais registraram declínio consecutivo há oito meses.
Além disso, o consumo consciente cresce: 27% dos consumidores latino-americanos agora são classificados como Eco-Actives (compradores que se preocupam com o planeta e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício), e com isso priorizam a sustentabilidade em suas escolhas.