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17/01/2025
JBP 360º que levou o Supernosso a se tornar maior vendedor de Heineken em MG é vencedor do Prêmio Top Trade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/12/2024
Divulgação
Ser o maior vendedor de Heineken em Minas Gerais, focando os segmentos de premium e craft. Esse era um dos objetivos do Grupo Supernosso com o JBP 360º em parceria com a cervejaria. Paralelamente, também havia a meta de contar com a melhor execução da categoria, utilizando inclusive equipamentos exclusivos nas lojas.
O case, que obteve êxito em resultados, recebeu o Prêmio Top Trade 2024 na categoria JBP. Segundo Bruno Rodrigues, gerente de trade marketing da varejista, havia oportunidade de reformular o processo com a Heineken, com melhorias desde o contrato comercial, passando por mix, exposição e calendário promocional até a implementação de projetos de ESG com foco em redução do desperdício.
Entre as iniciativas conjuntas, está a realização da única Flag Ship da Baden Baden do País. Os clientes também puderam ter uma experiência diferenciada com a marca de cerveja artesanal na feira de vinhos da empresa, onde foi instalado um container na rua em forma de bar.
Além disso, foram montados dois estandes durante a corrida SuperNosso para a marca Amstel Ultra, que possui baixa caloria e é isenta de glúten.
Com a participação
de todas as áreas envolvidas, o Supernosso registrou um crescimento de 23% nas
vendas de cervejas craft, contra um recuo de 63,9% do mercado. Também houve
avanço no segmento premium da bebida, que atingiu uma participação de 31% na varejista,
enquanto no mercado geral ela representa 19,2%.
“Tivemos ainda melhores condições no contrato comercial em 20% ano contra ano e crescimento de share de gôndola e pontos extras em 33%. É importante destacar ainda um ganho no prazo de 7 dias sem adicional financeiro, além de incremento de vendas na marca Amstel em 25%”, elenca Rodrigues.
O gerente de trade do Supernosso acrescenta ainda que um dos principais aprendizados do processo é a necessidade de acompanhamento semanal, além de reuniões de avaliação pontuais e trimestrais.
“Além disso, a parte de execução do JBP deve ser alinhada 100% com a operação de loja. Por isso, sempre fazemos um treinamento de cada JBP com nossos gerentes. Também construímos com a indústria o envio de um farol semanal para conhecimento e tratativas”, explica Rodrigues.
Felipe Nébias, executivo de trade marketing da Heineken, e Bruno Rodrigues, gerente de trade do SuperNosso
A participação do time de trade marketing também é fundamental. Na varejista, eles fazem uma rota quinzenal, na qual analisam todos os pontos de JBP. No caso da Heineken, todas iniciativas colocadas em prática levaram as duas empresas a alcançar a meta estabelecida de tornar o Supernosso o maior vendedor da Cervejaria Heineken em Minas Gerais.