29/09/2025
Inwave adquire Gateway e amplia portfólio de soluções de segurança eletrônica
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/09/2025

Foto: Divulgação
A Inwave, retail tech brasileira com forte atuação no varejo físico, formalizou no início do mês (08/09) a aquisição da sueca Gateway, tradicional fornecedora de soluções de segurança eletrônica (EAS) para redes varejistas. Fundada em 1994, a Gateway está presente em mais de 120 países, por meio de uma rede de 70 distribuidores, e é reconhecida por sua capilaridade, qualidade técnica e legado no setor europeu, com presença sólida em grandes redes varejistas.
O movimento faz parte da estratégia de internacionalização da Inwave, que já exporta 40% do volume de hardware que fabrica no Brasil, sendo reconhecida globalmente por sua expertise técnica. A empresa aposta agora em um novo ciclo de crescimento internacional, com expansão orgânica e de inclusão de sua plataforma de AIoT.
Com a aquisição, a Inwave passa a operar com duas bases internacionais, Brasil e Europa, mantendo a equipe local da Gateway na Suécia. A companhia prevê expansão para países estratégicos da União Europeia e replicação do modelo de negócios que impulsionou seu crescimento no Brasil: transição de fabricante de hardware para retail tech integrada, com foco em AIoT, big data e analytics em tempo real aplicados à operação de lojas físicas.
“Unimos expertises complementares para acelerar um modelo de varejo mais conectado, eficiente e orientado por dados. A chegada da Gateway fortalece nossa presença globalmente com uma marca de legado, respeitada tecnicamente e comercialmente. Foi exatamente esse o caminho que trilhamos há cinco anos no Brasil, e é o que buscamos agora na Europa”, afirma Rubens Bulgarelli Filho, Gerente Geral da Inwave.
Expansão sustentável e unificação das soluções
Nos últimos cinco anos, a Inwave multiplicou seu faturamento em 7 vezes e se consolidou como uma das principais retail techs da América Latina. Em 2021, a empresa iniciou sua virada estratégica para soluções integradas. Em 2024, unificou suas soluções lançando a plataforma Darwin, com foco em três pilares: prevenção de perdas, aumento da eficiência operacional e melhoria da experiência do cliente.
A plataforma Darwin já está em piloto em uma das maiores redes de supermercados da França, enquanto no Brasil a experiência demonstra uma taxa de conversão das provas de conceito (POCs) de 99%. “Estamos certos de que nossa solução é aderente aos desafios do varejo e entrega resultados impactantes. Nossa experiência no Brasil com supermercados de menor porte, modelo muito comum na Europa, nos encorajou a dar esse novo passo”, destaca Adriano Sambugaro, diretor comercial e de marketing da Inwave.
Com centenas de usuários de suas soluções ao redor do mundo, a Inwave atende hoje varejistas de diversos segmentos como Auchan, Andreazza, Azzas, Carrefour, Centauro, C&A, Continente (Sonae), Cencosud, Cocerqui, Dia a Dia, Falabella, Fila, Lacoste, Leroy Merlin, Leclerc, Muffato, New Balance, Nike, North Face, Printemps, Reebok, Rede Market, Riachuelo, Savegnago, Sodimac, Supermercados BH, SuperViza, Sephora, Super Nosso, Villefort e Zona Sul, unindo tecnologia e inteligência operacional para reduzir perdas, aumentar produtividade e melhorar a experiência de compra.
“O varejo físico no Brasil e no mundo exige cada vez mais inteligência operacional para lidar com desafios como escassez de mão de obra, falhas de processo e pressão por eficiência. Nosso modelo se mostrou eficiente e escalável, e a chegada da Gateway nos ajuda a levar essa visão para outros mercados com características similares aos que já atendemos”, finaliza Sambugaro.
Notícias relacionadas

Confira 5 estratégias para prevenir o burnout de seus colaboradores

Mercado Livre mira vendas no atacado com nova frente B2B

Saiba o que os varejistas esperam de fornecedores verdadeiramente parceiros
