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De conteúdo a lojas inteligentes: aplicação da IA se multiplica nas estratégias das empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/06/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

O marketing é um dos setores mais impactados pela revolução da Inteligência Artificial (IA). Para se ter uma ideia, 55,9% dos gestores da área afirmam que começaram a utilizar ferramentas de IA antes de 2022. Além disso, cerca de 45% consideram que o nível de adoção da tecnologia em suas organizações é avançado, com o ChatGPT liderando entre as soluções mais utilizadas.

 

Os dados são de um levantamento realizado pela Skidun, que também revelou as principais aplicações da IA na área: automação de tarefas (14,4%), criação de conteúdo em texto (13,6%), análise de dados e previsões (13,3%), produção de vídeos (13%) e geração de leads (10,9%).

 

A personalização em escala, como ocorre com as recomendações em tempo real da Amazon e Spotify, também desponta como uma das funcionalidades mais estratégicas da IA. E seu papel tende a crescer ainda mais a medida que o futuro do varejo caminha para a hiperpersonalização.

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Segundo o estudo, as principais tendências para os próximos anos envolvem experiências de compra cada vez mais imediatas, convenientes e 100% personalizadas. Para conquistar a fidelidade de consumidores cada vez mais conectados e exigentes, as marcas precisarão investir em interatividade, inovação e imersão — tanto no e-commerce quanto em lojas físicas.

 

Esse cenário prevê pontos de venda inteligentes, com tecnologias que permitem monitorar e analisar o comportamento dos consumidores em tempo real, antecipando demandas e otimizando estratégias. Também ganham espaço os modelos de lojas temporárias (pop-up stores), utilizadas para promover lançamentos, fortalecer o branding e criar experiências memoráveis com menor investimento.

 

Um exemplo foi a pop-up store da Adidas, inaugurada em setembro de 2024 em São Paulo. A marca criou um espaço imersivo, com produtos exclusivos, ativações e customização de tênis com pins, cadarços e ponteiras, transformando cada par em uma peça única.

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TAGS:pop-up store, hiperpersonalização, Inteligência Artificial,Gestão e negócios
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