Grupo Mateus registra avanço de 26,2% no EbitdaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

25/04/2025

NEWSLETTER

Grupo Mateus registra avanço de 26,2% no EbitdaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultados4T24Grupo Mateus

Grupo Mateus registra avanço de 26,2% no Ebitda

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/02/2025

Analistas apontam posicionamento como ponto forte do Mateus

Foto: Divulgação

 

O Grupo Mateus registrou uma receita bruta de R$ 36,35 bilhões em 2024 – aumento de 20,5% em relação a 2023. Entretanto, dentro do mesmo comparativo, a empresa apresentou queda de 1,6 p.p. nas vendas em mesmas lojas com o crescimento de 6,9%. Já o Ebitda ficou em R$ 2,49 bilhões, um crescimento de 26,2%.

 

O lucro líquido subiu 8,1%, alcançando um total de R$ 1,33 bilhão, o que apesar de positivo, apresenta uma evolução anual menor do que a registrada entre 22 x 23 quando o lucro aumentou 16%.

 

Mix Mateus 

 

Com 10 inaugurações em 2024, a bandeira de atacarejo do Grupo Mateus encerrou o ano com 90 unidades e um avanço de 10,5% na área de vendas. A bandeira teve uma evolução de 24,3% na receita bruta, alcançando um total de R$ 20,37 bilhões – aproximadamente 56% da receita total da companhia. Contudo, as vendas em mesmas lojas apresentaram queda 1,8 p.p, com uma evolução de 4%.

 

Super Mateus

 

De forma semelhante, o varejo também evoluiu positivamente no número de lojas com cinco inaugurações totalizando 78 unidades ao fim do ano. A receita bruta também cresceu 9,3%, ficando R$ 8,49 bilhões – cerca de 23,36% do total da empresa. Mas as vendas nas mesmas lojas cresceram 4,2%, queda de 3,8 p.p.

 

Resultados do 4º trimestre

 

Nos últimos três meses de 2024, o Grupo Mateus apresentou um avanço de 16% na receita em relação ao mesmo período do ano anterior (4T23), chegando em R$ 9,88 bilhões. Contudo, assim como no resultado consolidado do ano, as vendas em mesmas lojas cresceram 5,9%, uma queda de 2,9 p.p.

 

O maior destaque geral foi o Ebitda, que evoluiu 30,1% e fechou em R$ 730 milhões. Enquanto o lucro líquido foi igual ao do 4T23 – R$ 388 milhões.

As lojas em maturação, com menos de 4 anos, representaram 50% da receita total do Grupo, 9 p.p. a menos do que no 4T23.

No atacarejo as vendas em mesmas lojas tiveram queda de 3,6 p.p., porém a receita bruta subiu 18,3%, chegando em R$ 5,62 bilhões. O ritmo de inaugurações também desacelerou. Para se ter uma ideia, no 4T23 foram 11 inaugurações, enquanto em 4T24 foram somente duas novas lojas. 

 

Já no varejo a receita bruta foi de R$ 2,24 bilhões – variação positiva de 7%, enquanto as vendas em mesmas lojas cresceram 3,7%, queda de 1,7 p.p.

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados,4T24,Grupo Mateus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de AçúcarVarejo Alimentar em Contexto

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Komprão - Grupo KochExpansão

Grupo Koch anuncia a abertura de sua 81ª unidade

Amigão Supermercados em Maringá no ParanáInauguração

Amigão avança com expansão pelo Paraná

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados