ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/04/2025
Grupo Mateus registra avanço de 26,2% no Ebitda
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/02/2025

Foto: Divulgação
O Grupo Mateus registrou uma receita bruta de R$ 36,35 bilhões em 2024 – aumento de 20,5% em relação a 2023. Entretanto, dentro do mesmo comparativo, a empresa apresentou queda de 1,6 p.p. nas vendas em mesmas lojas com o crescimento de 6,9%. Já o Ebitda ficou em R$ 2,49 bilhões, um crescimento de 26,2%.
O lucro líquido subiu 8,1%, alcançando um total de R$ 1,33 bilhão, o que apesar de positivo, apresenta uma evolução anual menor do que a registrada entre 22 x 23 quando o lucro aumentou 16%.
Mix Mateus
Com 10 inaugurações em 2024, a bandeira de atacarejo do Grupo Mateus encerrou o ano com 90 unidades e um avanço de 10,5% na área de vendas. A bandeira teve uma evolução de 24,3% na receita bruta, alcançando um total de R$ 20,37 bilhões – aproximadamente 56% da receita total da companhia. Contudo, as vendas em mesmas lojas apresentaram queda 1,8 p.p, com uma evolução de 4%.
Super Mateus
De forma semelhante, o varejo também evoluiu positivamente no número de lojas com cinco inaugurações totalizando 78 unidades ao fim do ano. A receita bruta também cresceu 9,3%, ficando R$ 8,49 bilhões – cerca de 23,36% do total da empresa. Mas as vendas nas mesmas lojas cresceram 4,2%, queda de 3,8 p.p.
Resultados do 4º trimestre
Nos últimos três meses de 2024, o Grupo Mateus apresentou um avanço de 16% na receita em relação ao mesmo período do ano anterior (4T23), chegando em R$ 9,88 bilhões. Contudo, assim como no resultado consolidado do ano, as vendas em mesmas lojas cresceram 5,9%, uma queda de 2,9 p.p.
O maior destaque geral foi o Ebitda, que evoluiu 30,1% e fechou em R$ 730 milhões. Enquanto o lucro líquido foi igual ao do 4T23 – R$ 388 milhões.
As lojas em maturação, com menos de 4 anos, representaram 50% da receita total do Grupo, 9 p.p. a menos do que no 4T23.
No atacarejo as vendas em mesmas lojas tiveram queda de 3,6 p.p., porém a receita bruta subiu 18,3%, chegando em R$ 5,62 bilhões. O ritmo de inaugurações também desacelerou. Para se ter uma ideia, no 4T23 foram 11 inaugurações, enquanto em 4T24 foram somente duas novas lojas.
Já no varejo a receita bruta foi de R$ 2,24 bilhões – variação positiva de 7%, enquanto as vendas em mesmas lojas cresceram 3,7%, queda de 1,7 p.p.
Notícias relacionadas

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Grupo Koch anuncia a abertura de sua 81ª unidade

Amigão avança com expansão pelo Paraná
