Grupo Mateus encerra trimestre com expansão recorde e receita histórica
POR Kelly Souza
EM 14/11/2024
Foto: Divulgação
No terceiro trimestre de 2024, o Grupo Mateus apresentou resultados robustos em videoconferência realizada no dia 12 de novembro, destacando o crescimento significativo impulsionado pela inauguração de novas lojas e pela sólida estratégia de expansão em diversos estados. Durante o evento, a diretoria ressaltou o desempenho positivo da rede e revelou o marco histórico de alcançar mais de 50 lojas até o final do ano.
Expansão em pequenas e grandes cidades
Sandro Oliveira, vice-presidente de operações do Grupo Mateus, falou sobre as novas inaugurações em cidades estratégicas, como Caucaia (CE), João Pessoa (PB) e Caruaru (PE). Segundo ele, essas lojas representam não apenas um avanço no plano de expansão, mas também um compromisso com o desenvolvimento local. Em Barreirinha (MA), na segunda loja da cidade, o Grupo observou um grande aprendizado sobre o impacto que uma unidade pode trazer a uma pequena localidade.
Atacarejo e varejo reforçam segmentação
O Grupo, com sua estratégia multicanal, tem ampliado o portfólio para atender diferentes perfis de consumidores, incluindo o público das classes A e B. Um exemplo dessa adaptação é a loja em Caruaru, onde foi desenvolvido um modelo de atacarejo que combina serviços de varejo, permitindo atrair clientes diversos. A mesma abordagem foi aplicada na loja do bairro Casa Forte, em Recife, voltada para o público local de alto poder aquisitivo.
Registro de vendas e campanha de aniversário
Jesuíno Martins, presidente do Grupo, destacou o sucesso da campanha de aniversário de 38 anos, que trouxe resultados expressivos no terceiro trimestre. Ao longo de dois meses, a ação gerou um aumento de mais de 7% nas vendas das mesmas lojas e fortaleceu o reconhecimento da marca. Com mais de 500 fornecedores envolvidos na ação, a celebração foi uma das principais alavancas de receita, segundo Jesuíno.
Resultado financeiro: receita bruta e EBITDA
A receita bruta do Grupo Mateus atingiu R$ 9,4 bilhões no trimestre, com crescimento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o faturamento alcançou R$ 26 bilhões, um aumento de 22%. Já o EBITDA do trimestre foi de R$ 684 milhões, com margem EBITDA histórica de 8,2%, refletindo uma expansão de 33% na comparação anual. Conforme Tulio Queiroz, vice-presidente financeiro, esse avanço se deu graças à eficiente diluição de despesas e ao controle rigoroso do capital de giro.
Desafios e perspectivas
Em relação ao ciclo de caixa e a alavancagem do Grupo, dada a intensidade da expansão, Queiroz, explicou que, embora o aumento no estoque seja sazonal e tenha conexão com a campanha de aniversário, o Grupo está ajustando estratégias para melhorar o giro de caixa no próximo trimestre. "O ganho de margem bruta foi resultado de uma ampla força-tarefa para mitigar o impacto das mudanças no ICMS e aumentar a competitividade", destacou Jesuíno.
Foco na consolidação regional
O adensamento das rotas logísticas foi um dos pontos discorridos pela diretoria, uma estratégia da empresa que fortaleceu a importância das operações no Nordeste. Com a expectativa de absorver 33 novas lojas por meio de fusões, o Grupo está investindo em centros de distribuição que sustentarão a expansão e permitirão o incremento das exportações do atacado. “Esse adensamento é um dos pilares para mantermos nossa resiliência financeira”, afirmou Sandro.
Expectativas para o 4º trimestre
A equipe executiva encerrou a apresentação otimista para o quarto trimestre, que contará com datas comerciais importantes, como Black Friday e Natal, onde o Grupo espera ainda fortalecer mais sua presença e alcançar novos patamares de vendas.
Com uma estratégia alinhada ao crescimento sustentável e focada na expansão em estados e cidades estratégicas, o Grupo Mateus se consolida cada vez mais como uma referência no setor varejista, superando desafios e apostando na segmentação de lojas e inovação operacional para sustentar seu ritmo acelerado de crescimento.
Notícias relacionadas
GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24
Crescimento do e-commerce impulsiona a abertura de dark stores
Explore as playlists de vídeo exclusivas da SA+ e confira insights, cases de sucesso e tendências para aprimorar o seu negócio
Muffato inaugura dois atacarejos na mesma semana
Kelly Souza
Editora Assistente
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados