GPA investe no formato de proximidade pelo interior paulista
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/09/2024
Foto: Divulgação
Uma nova unidade do Mini Extra, do GPA, acaba de ser inaugurada em Sumaré, interior de São Paulo. A loja, que segue o formato de proximidade, tem como destaque as seções de perecíveis, como hortifrúti, padaria e açougue, além dos itens de fabricação própria.
A localização foi selecionada estrategicamente devido ao seu crescimento econômico e residencial nos últimos anos, o que se alinha ao perfil que a empresa busca para executar seus planos de expansão no interior paulista.
Assim como as demais, a construção dessa unidade também envolveu o geomarketing, que analisa o perfil dos consumidores e as características de cada região para que a unidade adapte seu sortimento de acordo com a demanda.
No próximo domingo (15), a empresa também anunciou que irá fechar uma unidade do Hipermercado Extra em São José dos Campos. Ainda não se sabe qual será a empresa que irá operar na localização, entretanto a cidade ainda conta com duas unidades do supermercado Pão de Açúcar.
Resultados do planejamento estratégico bem executado
Marcelo Pimentel, CEO do GPA, afirmou no início do ano que os planos para 2024 da companhia envolveriam a aceleração de ganhos, consolidação da posição no mercado premium e fortalecimento das bandeiras de proximidade e de mainstream, ainda contabilizando os ganhos da melhoria da estrutura de capital.
Os resultados desses esforços podem ser percebidos nos dados do segundo trimestre da empresa, em que o formato de proximidade, composto pelas marcas Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar, foi um dos destaques.
Para se ter uma ideia, o crescimento das vendas mesmas lojas foi de 6,9%, o maior percentual dos últimos quatro trimestres. O resultado também é 4,6 p.p. superior ao alcançado nos primeiros três meses deste ano (2,3%), o que indica a rápida maturação do formato.
Ao somar o desempenho das novas unidades e nas mesmas lojas, as bandeiras de proximidade também se destacaram com o maior crescimento na receita bruta dentro do comparativo ano a ano – 22,5%, alcançado um total de R$ 554 milhões.
Esses resultados são fruto da rápida expansão do formato que nos acumulado de 12 meses até junho ganhou 51 estabelecimentos, sendo que 10 foram no segundo trimestre deste ano.
Fonte: CBN e Portal da Cidade Sumaré