Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

18/02/2025

NEWSLETTER

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ExpansãoAtacarejo AssaíAtacadãoMax Atacadista

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/02/2025

Adobe Stock Atacarejo

Foto: Adobe Stock

 

O atacarejo é um dos formatos que tem marcado a expansão do varejo alimentar brasileiro. E cada vez mais, essas lojas estão aderindo serviços para capturar a parcela de consumidores PF. Exemplo disso é o aumento significativo de padarias e açougues nesses negócios. 

 

Para se ter uma ideia, um levantamento da NielsenIQ indica que de um total de 1.500 lojas no formato 55% já possuem açougue com atendente, 30% com padaria, 30% com adega e 98% com hortifrúti. Porém apenas 3% possuem todos esses serviços ao mesmo tempo. 

 

Além disso, as unidades que seguem esse formato também têm incluído galerias que reúnem diversos comércios anexos, até mesmo academias e restaurantes. Algumas dessas alamedas de lojas foram herdadas na conversão dos hipermercados em atacarejos, porém atualmente esses espaços já são contemplados em muitos projetos de cash & carry.

 

Assaí

 

Um exemplo é o Assaí, que das 302 lojas em operação, 104 já têm galerias (34,4%). No último ano, esses espaços registraram uma receita de locação de R$ 26 milhões – aumento de 13% ante 2023. A empresa ainda indica que realiza estudos para verificar a possibilidade de expandir essas galerias para demais unidades.

Uma das mais recentes inaugurações do grupo, no Guarujá (SP), por exemplo, tem uma área destinada para a galeria que deve começar a funcionar no próximo mês e foi a primeira que incluiu esse espaço na concepção do projeto.

Além disso, a ampliação de serviços tem se destacado nos resultados da empresa. No 3º trimestre de 2024, por exemplo, metade dos estabelecimentos já ofereciam padaria, açougue o empório de frios na mesma unidade, e a tendência é que a maioria das lojas tenham ao menos um desses serviços. Isso porque eles já representam aproximadamente R$ 4 bilhões no faturamento (em 2024, até o dia 31 de outubro), e participação de 33% nos tíquetes.

Na época, a empresa anunciou que iria implementar até 43 serviços, e, em 2025, a expectativa é de mais 137 em 80 lojas.

“Temos quase 300 lojas, o que é um potencial para 900 serviços (padaria, açougue e empório de frios), e esperamos fechar 2024 com mais de 600. Porém, não pretendemos alcançar o máximo desse potencial. Existem lojas pequenas que não vão comportar os três serviços”, explicou Vitor Fagá de Almeida, vice-presidente de finanças e relações com investidores do Assaí em novembro do último ano. “A implementação depende da disponibilidade de espaço, cronograma de reforma das lojas e alvará”, complementa. Fagá também conta que as despesas com essa implementação não afetam a estrutura principal, pois trazem mais receita.

 

Atacadão

 

A estratégia também foi adotada pelo Atacadão, do Grupo Carrefour. Hoje, das 379 lojas, 79 já possuem galerias comerciais (20,8%). A primeira galeria na bandeira foi aberta a mais de 10 anos, em 2013. 

 

Para decidir quais unidades são viáveis para a expansão desses comércios, a empresa realiza uma série de pesquisas junto aos consumidores. O Grupo também tem percebido uma aderência maior com locação para academias, que aumenta tanto o fluxo das lojas quanto das próprias galerias.

 

Max Atacadista

 

O Max Atacadista, do Grupo Muffato, também aderiu à instalação de academias em suas alamedas comerciais. Uma das filiais inauguradas recentemente na capital paulista já possui uma Smart Fit com quase 2.000 m². O espaço também possui parcerias com o McDonald’s, Bob’s e a farmácia Clamed. 

Das 58 lojas que operam sob a bandeira atualmente, 90% já possui alamedas comerciais.

Contudo, apesar dessa expansão e da ampliação de serviços nas lojas, a empresa ainda vê como principal atrativo da marca os preços baixos. Isso porque, para eles, os avanços na prestação de serviços no atacarejo aumentam o custo de operação, o que pode afetar a diferença de preço com o supermercado, deixando as lojas de cash & carry descaracterizadas.

 

Avanço contínuo

 

Segundo analistas, essas mudanças nos atacarejos têm como objetivo aumentar os gastos dos consumidores e número de visitas nas lojas, assim como incentivar a fidelização.

 

Apesar dos investimentos, em 2024 as vendas dos atacarejos no Estado de São Paulo (maior praça) avançaram apenas 3,35% – abaixo do crescimento dos supermercados, que cresceram 5,24%, e dos resultados do próprio formato em 2023, de 4,42%.

 

Contudo, quando considerado o número total de lojas, as vendas nos atacarejos paulistas cresceram 9,68% em 2024 em relação a 2023, acima dos supermercados que avançaram 7,59%.

 

Fato é que hoje o número de atacarejos que se concentram apenas no preço baixo dos produtos está caindo, a tendência do momento é a diferenciação e a captura de clientes PF com cada vez mais serviços e comércios anexos.


Fonte: Estadão

COMPARTILHAR
TAGS:Expansão,Atacarejo, Assaí,Atacadão,Max Atacadista
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

SupernossoExpansão

Supernosso prevê investimento de R$ 15 milhões em novas lojas

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados