ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30/06/2025
Fórum Regional embarca para MG para fortalecer a relação entre o varejo alimentar e a indústria do estado
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/06/2025
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Mais uma edição do Fórum Regional foi realizada com sucesso. Dessa vez, em Minas Gerais reunindo profissionais do setor em um dia recheado de insights, cases de sucesso, exemplos práticos e muito networking. Finalizamos o evento com a sensação de objetivo cumprido, aproximando ainda mais varejo e indústria para um crescimento conjunto.
PARCEIROS
Festtone
A marca foi adquirida recentemente pela Marilan, reforçando seu portfólio sazonal. A Festtone é uma das principais fabricantes de panetones do País. O produto ainda tem a sua venda concentrada de novembro a janeiro, mas conta com potencial para ser consumido nos demais meses do ano. Em 2024, a categoria movimentou R$ 1,2 bilhão, valor superior ao de bolos industrializados. Em alguns locais, como Minas Gerais, há espaço para evoluir ainda mais, pois o Estado é o 5º consumidor de panetones no País. No ano passado, a marca Festone cresceu 51% em volume, consolidando-se como a terceira mais comercializada nacionalmente na categoria.
Janis Commerce
A solução da empresa concilia o estoque das lojas físicas e online, além de permitir gerenciamento de promoções nos diferentes canais, entre outros benefícios. De acordo com pesquisa da Janis, 80% dos consumidores não retornam às compras após uma experiência ruim. A empresa também constatou que 82% da satisfação do cliente se baseia somente em processos logísticos. Por conta disso, o Carrefour adotou a ferramenta da empresa, o que contribuiu para o crescimento de 72% do seu e-commerce no 1º trimestre deste ano. As compras com entrega no mesmo dia avançaram 80% no período.
Seara
Cliente e consumidor no centro das decisões ganham cada vez mais o foco da Seara. No varejo, a empresa pretende trabalhar com base principalmente eficiência e geração de valor, entre outros pontos. Para estreitar a relação com o setor, a Seara vem empoderando suas regionais para agilizar o atendimento. Outro destaque é o nível de serviço, que terá ainda mais prioridade. Soma-se a isso o fortalecimento de suas marcas e a liderança em inovações nos mercados em que atua. Entre as novidades estão as linhas Air Fryer e Netflix, além da mais recente de Protein.
LedWave
O varejo pode disputar uma verba de R$ 51,4 bilhões com as mídias tradicionais, segundo a LedWave. Nessa conta, estão, por exemplo, os investimentos em publicidade, que podem ser capturados pelos varejistas por meio do retail media. Para abocanhar parte dessa verba, as empresas do setor precisam estar atentas a alguns pontos, como garantir uma comunicação mais dinâmica para as marcas. Somam-se a isso agilidade nas campanhas e conectividade, entre outros aspectos. Nesse cenário, o uso estratégico de telas de LED surge como uma importante fonte de faturamento adicional. A LedWave implementou um projeto com o Grupo Mateus, no qual o investimento de R$ 18 mil em cada tela de LED gerou um retorno de R$ 80 mil para o varejista.
Flora
A empresa conta com um portfólio completo de limpeza para casa e de higiene e beleza. No primeiro grupo, estão marcas como Assim, Brisa, Mat Inset e Minuano, que foi reposicionada recentemente. Entre os destaques da linha, está o sabão em pó tamanho família, que rende 30 lavagens. Segundo a Flora, esse formato é o que mais cresce na categoria, com avanço de 20%. Na linha de higiene pessoal, uma das novidades é o lançamento de Kolene Baby, destinado a crianças de até três anos e aprovado por pediatras. O produto conta com óleo de baobá e lavanda e é destinado a cabelos cacheados e crespos.
Oliveira
Fabricante de doces, a Oliveira cresceu nada menos do que 500% de 2013 até agora. Só em 2025, o faturamento deverá alcançar R$ 190 milhões e subir para R$ 400 milhões em 2030. A empresa é líder em bala de banana, Xup Leite e doce de leite, vendendo seus produtos em importantes varejistas. Entre eles, estão Grupo Mateus, Fort Atacadista, Koch e Atacadão, com quem atua desde 1973. Com 5 centros de distribuição, realiza mais de 30 mil entregas ao ano e possui aproximadamente 5.000 clientes diretos ativos, o que soma mais de 30 mil lojas.
BR Spices
Parte do portfólio da Kraft Heinz, a indústria de temperos volta a inovar no segmento premium, que movimenta cerca de R$ 250 milhões ao ano. Um dos seus mais recentes lançamentos é a linha de temperos para serem usados no Air Fryer, nas versões para vegetais, frango e porções crocantes. O eletrodoméstico caiu no gosto do brasileiro e vem crescendo à taxa de 23% ao ano. Outra novidade é que a BR Spices inclui em seu portfólio os temperos da marca Quero. Dessa forma, tanto o varejista quanto seus clientes contam com uma solução completa na categoria.
Midfy
A empresa conta com uma solução para JBP (Joint Business Plan) capaz de tornar esse processo mais estratégico e de automatizar o controle de cada etapa definida. Afinal, em 90% das vezes, o JBP não cumpre seus objetivos. Isso acontece devido à falta de acompanhamento, à dificuldade de execução e ao fato de não haver compartilhamento de dados – todos desafios que estão contemplados na ferramenta da Midfy.
Mondelēz
Tornar-se líder “indiscutível” de snacks até 2030 é a ambição global da Mondelēz. Esses produtos já crescem 3 vezes acima de outras categorias de alimentos, sendo que somente os chocolates avançam 3 vezes. Além disso, o Brasil estará entre as 6 maiores economias do mundo até 2028, na visão de análises da companhia. Para ajudar o varejista com estratégias consistentes, a indústria tem buscado estudos sobre as tendências que estão moldando o consumo de snacks no País. Uma delas é a regionalização, já que o comportamento no País se altera conforme a localidade. Também se destacam as inovações, que costumam trazer cerca de 15% de incremento. Por essa razão, a Mondelēz tem focado em lançamentos, como o recém-lançado Oreo Selena Gomez.
PALESTRAS
Shopping Brasil
Embora devesse ser uma regra, margem e ofertas nem sempre andam juntas. Para mudar essa realidade de muitos varejos, é preciso cruzar dados externos com os da empresa. Levantamento feito pela consultoria Shopping Brasil avaliou 88 ofertas no mercado mineiro de um mesmo SKU no período de uma semana, tomando como base um varejista local. A principal conclusão é que esse varejista poderia ter feito uma promoção menos agressiva, mantendo-se como o menor preço do mercado. Dessa forma, ao aumentar a margem trabalhada na promoção, a ação aumenta a lucratividade da empresa. Outra recomendação feita pela consultoria é a importância de analisar se existem mecânicas mais interessantes do que a redução dos preços.
Scanntech
O varejo alimentar registrou alta de 6,3% no faturamento entre janeiro e abril deste ano. No período, houve aumento nos preços de 6,9% e queda de 0,6% em unidades vendidas, sem descontar o efeito calendário. Em Minas Gerais, o setor cresceu 7,0% nesses meses, com os preços avançando 7,8% e as unidades comercializadas caindo 0,8%. Os preços se destacaram no período. O Sul de Minas Gerais teve o maior índice de reajuste: 7,8%. Na sequência, vêm interior (7,2%), região metropolitana (6,8%) e Triângulo Mineiro (5,5%).
The Partnering Group
O varejo ser protagonista no processo de JBP é essencial para o desenvolvimento dos negócios entre varejo e indústria. Em trabalhos realizados pela consultoria, foi constatado que um JBP focado nos interesses conjuntos é capaz de aumentar o sell out e reduzir custos, elevando o lucro. Em cases acompanhados pela empresa foram registrados crescimentos de 5,7% até 25%. Nos casos em que as parcerias envolviam e-commerce, houve crescimento de até 220%.
Notícias relacionadas

Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Fórum Regional com cases de sucesso e insights exclusivos
Fórum Regional chega ao RS com insights e cases exclusivos para fortalecer a relação entre o varejo e a indústria

Workshop Trade desembarca no Ceará com foco em estratégias de alta performance
