Estratégias essenciais para o varejo na Black Friday e Natal
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/10/2024
Foto: Adobe Stock
Com a Black Friday se aproximando no próximo dia 29 de novembro, o varejo se prepara para um dos dados mais importantes de vendas do ano. No entanto, para garantir bons resultados sem prejuízos nas vendas de Natal, Pedro Albuquerque, cofundador e diretor de novos negócios da RPE - Retail Payment Ecosystem, recomenda que o setor alinhe suas estratégias, buscando um equilíbrio entre as promoções de novembro e dezembro .
“É essencial que o varejo planeje cuidadosamente suas ações para a Black Friday e o Natal, especialmente nos setores como moda e supermercados, onde uma gestão de estoque precisa ser eficiente e o acompanhamento do comportamento do cliente, próximo”, aponta Albuquerque.
Ele explica que, ao entender as necessidades e limitações de cada segmento, é possível aproveitar ao máximo as duas oportunidades de venda.
Uma pesquisa Comportamento de Compras e Tendências para a Black Friday 2024 , realizada pela Opinion Box e Dito, revelou que 55% dos consumidores já planejam fazer compras durante a Black Friday, com destaque para os setores de eletroeletrônicos, moda e itens de casa e decoração. Os dados reforçam o potencial desse tipo de ação no fim de ano, mas Albuquerque sugere que os varejistas também investiram em um bom CRM e em concessões de crédito que incentivam o uso de cartões próprios, gerando mais margem de lucro.
Além disso, a loja física continua a desempenhar um papel crucial como ponto de experiência e apoio para retirada de produtos, permitindo ao varejo expandir sua captação de clientes e consolidar a marca. No contexto atual, o planejamento estratégico não só potencializa o faturamento na Black Friday, mas também sustenta o desempenho nas festas de fim de ano, criando uma jornada de compras integrada e lucrativa.