13/01/2025
Especialista aponta as principais características do futuro do trabalho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/08/2024
Foto: Adobe Stock
É preciso buscar novas competências para se manter atualizado dentro do setor, e o futuro do trabalho irá demandar cada vez mais por especialistas em dados, realidade virtual e inteligência artificial.
Para Rica Mello, especialista em gestão de empresas e fundador do grupo BCBF, atualmente a flexibilidade, inovações e tecnologia já transformaram radicalmente como e onde trabalhamos.
“Chegamos à quarta Revolução Industrial. Embora a conectividade sem limitantes e o trabalho remoto tenham se tornado comuns, o desafio é equilibrar produtividade com bem-estar e interação humana", explica.
O executivo destaca as habilidades digitais, as chamadas "tech skills", como altamente valorizadas no mercado. No entanto, para se destacar é ideal equilibrá-las com as soft skills – competências socioemocionais como comunicação eficaz, empatia e inteligência emocional. “Em tempos de inteligência artificial generativa, ser humano na rotina e nas relações é o grande diferencial”, completa o especialista.
De acordo com dados do LinkedIn, o número de vagas mencionando GPT ou ChatGPT aumentou 21 vezes desde novembro de 2022. “Machine learning” e “Internet das coisas” também estão entre as habilidades mais buscadas.
“Espera-se que 23% das ocupações se modifiquem até 2027. A adoção das novas tecnologias, o aumento do custo de vida, a desaceleração do crescimento econômico e tensões geopolíticas estão acarretando tanto a criação quanto a perda de espaços de trabalho”, conta Mello.
Sendo assim, o especialista aconselha não focar apenas em uma única tendência, como a Inteligência Artificial, mas considerar diversos fatores que possam influenciar o futuro.
“É essencial estar preparado para eventos imprevisíveis e adaptar-se conforme necessário, já que o inesperado faz parte do processo. Consultar especialistas de diferentes áreas também é muito importante para obter uma visão mais completa e bem fundamentada”, conclui o executivo.