SA+
Atacadão FrançaGrupo Carrefour Brasil

Entenda mais sobre a estratégia por trás do primeiro Atacadão na França

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/06/2024

Atacadão França

Foto: Divulgação


Ontem (20) foi inaugurado o primeiro Atacadão na França que, assim como muitas das unidades inauguradas no Brasil recentemente, foi fruto de uma conversão do hipermercado Carrefour.


Na primeira tentativa, a entrada do atacarejo no país sofreu retaliação e por isso teve de ser abandonada. Porém agora, o projeto milionário será inaugurado na cidade Aulnay-sous-Bois, com apenas 83 mil habitantes. 

A entrada do formato no país também é impulsionada pelo cenário atual. A França passa por uma fase de inflação e o poder de compra dos consumidores tem diminuído. Assim, a estratégia é oferecer preços de 10% a 15% abaixo do varejo local. 

Quem está à frente do processo é Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil. Segundo ele, ainda é cedo para falar sobre a possibilidade de outras lojas no país, porém essa inauguração vai incentivar a expansão internacional. 


“A chegada do Atacadão à Europa é um marco importante para o Grupo Carrefour Brasil, pois os franceses terão acesso a um formato que os atende de maneira eficiente ao proporcionar uma opção de compra de qualidade e com preços competitivos para abastecerem suas casas ou seus negócios”, afirma Maquaire.

 

Essa não é a primeira unidade da rede fora do país. Em 2024, a bandeira chegou ao Marrocos por meio da LabelVie, que responde por todos os aportes e gestão das franquias no país. 

 

A LabelVie também vai operar a primeira loja na França, porém nesse caso o projeto foi desenvolvido 100% pelo Carrefour e está sendo supervisionado por Noel Prioux, que esteve à frente da operação no Brasil entre 2017 e 2021. 

 

Diferente do que ocorre pelos estados brasileiros, a unidade terá uma área de 10.000 m² e o mix também será mais amplo com cerca de 13.000 SKUs (a média nacional é de 6.000 m² e mix de 9.000 itens). O motivo para essas alterações são as diferenças entre os consumidores franceses e brasileiros, que por exemplo, dão mais preferências aos produtos frescos. A loja ainda leva uma identidade visual diferenciada, com destaque para as cores branca e verde e detalhes em laranja.

 

O Grupo Carrefour também estruturou um time de dez profissionais com experiência de trade-in para atender o público B2B e desenvolver uma base de clientes entre restaurantes, bares, cafés, mercados pequenos, etc. 

 

Em setembro já haverá a primeira avaliação para entender os ajustes que precisam ser feitos para a expansão da marca no país, e se o modelo se mostrar assertivo, uma das melhores saídas para a empresa facilitar o processo de regulamentação e resistência das comunidades locais será por meio da conversão de hipermercados de baixo desempenho.

Essa é uma estratégia semelhante a que a empresa está aplicando no Brasil no momento. Somente nos últimos 30 dias, duas unidades que antes eram hipermercados se transformaram em Atacadão. 

A rede possui 62 anos de história e já possui mais de 370 lojas no Brasil, distribuídas por todos os estados brasileiros. Maquaire compartilha algusn dos fatores que impulsionam o sucesso da marca, agora também presente na Europa.


"Observamos que o custo-benefício é um dos fatores que mais impactam a escolha do público pelo Atacadão. Entre os principais indicadores para o crescimento do formato, podemos destacar a possibilidade de atender duas frentes de mercado - B2B e B2C - e até mesmo o investimento em serviços mais focados neste último público, como os serviços de padaria, açougue e frios fatiados e caixas de autoatendimento. Esse modelo vencedor ainda contribui com o desenvolvimento socioeconômico nas cidades onde o Atacadão está presente”, complementa Maquaire.


Fonte: Neofeed

COMPARTILHAR
TAGS:Atacadão, França,Grupo Carrefour Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Fachada_Barcelos_AtacadistaE-commerce

Barcelos alcança cerca de R$ 200 mil em 15 dias com vendas B2B pelo WhatsApp

Clube de Compras Sam's ClubSam's Club

Sam’s Club abrirá terceira loja em Minas Gerais

Adobe StockInauguração

Rede abre loja em espaço anteriormente ocupado pelo Carrefour

Apoio MineiroExpansão

Supernosso investe R$ 15 milhões em nova unidade do Apoio Mineiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados