Entenda mais sobre a estratégia por trás do primeiro Atacadão na França
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/06/2024
Foto: Divulgação
Ontem (20) foi inaugurado o primeiro Atacadão na França que, assim como muitas das unidades inauguradas no Brasil recentemente, foi fruto de uma conversão do hipermercado Carrefour.
Na primeira tentativa, a entrada do atacarejo no país sofreu retaliação e por isso teve de ser abandonada. Porém agora, o projeto milionário será inaugurado na cidade Aulnay-sous-Bois, com apenas 83 mil habitantes.
A entrada do formato no país também é impulsionada pelo cenário atual. A França passa por uma fase de inflação e o poder de compra dos consumidores tem diminuído. Assim, a estratégia é oferecer preços de 10% a 15% abaixo do varejo local.
Quem está à frente do processo é Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil. Segundo ele, ainda é cedo para falar sobre a possibilidade de outras lojas no país, porém essa inauguração vai incentivar a expansão internacional.
“A chegada do Atacadão à Europa é um marco importante para o Grupo Carrefour Brasil, pois os franceses terão acesso a um formato que os atende de maneira eficiente ao proporcionar uma opção de compra de qualidade e com preços competitivos para abastecerem suas casas ou seus negócios”, afirma Maquaire.
Essa não é a primeira unidade da rede fora do país. Em 2024, a bandeira chegou ao Marrocos por meio da LabelVie, que responde por todos os aportes e gestão das franquias no país.
A LabelVie também vai operar a primeira loja na França, porém nesse caso o projeto foi desenvolvido 100% pelo Carrefour e está sendo supervisionado por Noel Prioux, que esteve à frente da operação no Brasil entre 2017 e 2021.
Diferente do que ocorre pelos estados brasileiros, a unidade terá uma área de 10.000 m² e o mix também será mais amplo com cerca de 13.000 SKUs (a média nacional é de 6.000 m² e mix de 9.000 itens). O motivo para essas alterações são as diferenças entre os consumidores franceses e brasileiros, que por exemplo, dão mais preferências aos produtos frescos. A loja ainda leva uma identidade visual diferenciada, com destaque para as cores branca e verde e detalhes em laranja.
O Grupo Carrefour também estruturou um time de dez profissionais com experiência de trade-in para atender o público B2B e desenvolver uma base de clientes entre restaurantes, bares, cafés, mercados pequenos, etc.
Em setembro já haverá a primeira avaliação para entender os ajustes que precisam ser feitos para a expansão da marca no país, e se o modelo se mostrar assertivo, uma das melhores saídas para a empresa facilitar o processo de regulamentação e resistência das comunidades locais será por meio da conversão de hipermercados de baixo desempenho.
Essa é uma estratégia semelhante a que a empresa está aplicando no Brasil no momento. Somente nos últimos 30 dias, duas unidades que antes eram hipermercados se transformaram em Atacadão.
A rede possui 62 anos de história e já possui mais de 370 lojas no Brasil, distribuídas por todos os estados brasileiros. Maquaire compartilha algusn dos fatores que impulsionam o sucesso da marca, agora também presente na Europa.
"Observamos que o custo-benefício é um dos fatores que mais impactam a escolha do público pelo Atacadão. Entre os principais indicadores para o crescimento do formato, podemos destacar a possibilidade de atender duas frentes de mercado - B2B e B2C - e até mesmo o investimento em serviços mais focados neste último público, como os serviços de padaria, açougue e frios fatiados e caixas de autoatendimento. Esse modelo vencedor ainda contribui com o desenvolvimento socioeconômico nas cidades onde o Atacadão está presente”, complementa Maquaire.
Fonte: Neofeed