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21/02/2025
Entenda como o WhatsApp pode potencializar suas vendas na Black Friday
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/10/2024
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Foto: Adobe Stock
A Black Friday tem se consolidado como uma das datas mais importantes do calendário comercial. No caso do varejo alimentar, a data é uma forma de impulsionar principalmente itens de alto valor agregado como bebidas alcoólicas e marcas importadas. Porém, as vendas não devem se concentrar somente no físico. Explorar o online nessa época é uma estratégia essencial, ainda mais ao considerar que boa parte das compras se inicia com a comparação de preços no ambiente digital.
Segundo a Pesquisa de Intenção de compra Black Friday 2024, elaborada pela Wake em parceria com a Opinion Box, 66% dos consumidores brasileiros pretendem comprar algum produto na Black Friday deste ano. A pesquisa também traz o dado de que o WhatsApp é o meio preferido de 31,3% dos clientes quando o assunto é comunicação e propagandas da marca.
Outro estudo, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mostrou que 46% das maiores varejistas que atuam no Brasil utilizam o WhatsApp como ferramenta de vendas. Ao mesmo passo, a pesquisa Panorama de Vendas 2024, elaborada pela RD Station, revelou que 70% dos profissionais de venda declaram que a rede é o canal mais eficaz no contato com o cliente.
Diante desse cenário, Marcos Schütz, CEO da VendaComChat, alerta para o fato de que iniciar ações automatizadas no aplicativo com antecedência pode ser muito positivo para as vendas na Black Friday. “Campanhas prévias ajudam, não apenas expandir a base de contatos como também a criar expectativa nos consumidores. Ao anunciar ofertas e descontos especiais que estarão disponíveis, as marcas despertam o interesse e a excitação, incentivando os clientes a se planejarem para as compras”, explica.
Esse recurso permite atender um volume maior de consumidores simultaneamente, criar senso de urgência sobre as ofertas, responder perguntas frequentes e resolver problemas comuns com chatbot, além de gerenciar o fluxo de mensagens.
O executivo também ressalta outros fatores positivos para as vendas da Black Friday por meio do canal, confira abaixo:
Análise de Dados
Ferramentas de automação do WhatsApp viabilizam a coleta e a análise de dados dos clientes, o que auxilia nas pesquisas sobre os padrões de compra e otimização das estratégias de marketing e vendas. Isso facilita a criação e envio de ofertas personalizadas com base no histórico de compra do cliente.
“Durante datas de alta demanda, isso pode ser usado para oferecer descontos exclusivos que são mais propensos a converter vendas, com base nas preferências e comportamento de compra anteriores dos consumidores”, esclarece Schütz.
Gerenciamento no pico de atendimento
O sistema pode mecanizar o agendamento de confirmações ou lembretes, reduzindo a carga administrativa sobre os funcionários, de modo a evitar atrasos ou confusões. Além disso, em períodos de alto tráfego, o gerenciamento de mensagens recebidas garante que todas sejam atendidas de forma oportuna, mantendo a qualidade e a rapidez do atendimento.
Personalização de agradecimentos e solicitação de feedbacks
Realizar um pós-venda eficiente é crucial para fidelizar os clientes adquiridos durante datas sazonais. Por isso, Schütz indica: “envie mensagens de agradecimento personalizadas após a compra, usando o nome do cliente e mencionando especificamente o produto adquirido. Além disso, enviar pesquisas de satisfação logo após a conclusão de um atendimento pode proporcionar um feedback instantâneo que deve ser usado para ajustes rápidos em tempo real”, finaliza o CEO.
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