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01/06/2025
Energéticos: saiba como otimizar o sortimento da categoria na sua loja
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Red Bull
EM 04/10/2024

A categoria de bebidas energéticas conta com quase 500 SKUs a disputar espaço na gôndola do autosserviço alimentar e do cash & carry. No entanto, apenas 36 deles respondem por 80% do faturamento.
Ser assertivo na definição do mix e do planograma da área primária é fundamental para conquistar os melhores resultados em uma categoria que cresce o dobro da média das bebidas não alcoólicas no Brasil.
Confira 8 dicas para vender mais energéticos:
1. Marcas de valor agregado contribuem com maior giro e faturamento da categoria. Lojas em que Red Bull ocupa 50% do espaço do ponto natural, o faturamento é maior para a categoria conforme constatado neste ano pela Scanntech;
2. Dos 36 produtos que respondem por 80% das vendas, 15 são da Red Bull;
3. Entre as embalagens, o destaque total deve ser para as latas, que representam 81% das vendas;
4. Desenvolver os diferentes segmentos com os principaos SKUs é uma forma estratégica de faturar mais por m2 e desenvolver ocasiões de consumo. Além de festas, eventos e socialização em geral, energéticos também estão presentes em ocasiões funcionais e diurnas;
5. É importante que o shopper perceba o “paredão” azul e prata na gôndola, pois são as cores de referência da categoria;
6. Outro fator relevante na visibilidade é posicionar os sabores na horizontal, permitindo que o público tenha contato com todo o mix da loja;
7. A versão regular é a mais vendida, porém é importante estimular também a compra de energéticos sugar free (sem açúcar), segmento em ascensão;
8. Impulsionar latões e packs é outra boa estratégia para ampliar o ticket médio da categoria.
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