Energéticos: saiba como otimizar o sortimento da categoria na sua lojaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

Energéticos: saiba como otimizar o sortimento da categoria na sua lojaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Energéticos Bebida Energética

Energéticos: saiba como otimizar o sortimento da categoria na sua loja

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Red Bull

EM 04/10/2024

Exposição de Energéticos

A categoria de bebidas energéticas conta com quase 500 SKUs a disputar espaço na gôndola do autosserviço alimentar e do cash & carry. No entanto, apenas 36 deles respondem por 80% do faturamento.


Ser assertivo na definição do mix e do planograma da área primária é fundamental para conquistar os melhores resultados em uma categoria que cresce o dobro da média das bebidas não alcoólicas no Brasil.


Confira 8 dicas para vender mais energéticos:


1. Marcas de valor agregado contribuem com maior giro e faturamento da categoria. Lojas em que Red Bull ocupa 50% do espaço do ponto natural, o faturamento é maior para a categoria conforme constatado neste ano pela Scanntech;


2. Dos 36 produtos que respondem por 80% das vendas, 15 são da Red Bull;

3. Entre as embalagens, o destaque total deve ser para as latas, que representam 81% das vendas;


4. Desenvolver os diferentes segmentos com os principaos SKUs é uma forma estratégica de faturar mais por m2 e desenvolver ocasiões de consumo. Além de festas, eventos e socialização em geral, energéticos também estão presentes em ocasiões funcionais e diurnas;


5. É importante que o shopper perceba o “paredão” azul e prata na gôndola, pois são as cores de referência da categoria;

6. Outro fator relevante na visibilidade é posicionar os sabores na horizontal, permitindo que o público tenha contato com todo o mix da loja;

7. A versão regular é a mais vendida, porém é importante estimular também a compra de energéticos sugar free (sem açúcar), segmento em ascensão;

8. Impulsionar latões e packs é outra boa estratégia para ampliar o ticket médio da categoria.

COMPARTILHAR
TAGS:Energéticos, Bebida Energética
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Abril tem o maior recuo nas vendas do varejo alimentarScanntech

Abril tem o maior recuo nas vendas do varejo alimentar

Indústrias apostam em novas categorias para atender demanda por saudabilidade e praticidadeNatural One

Indústrias apostam em novas categorias para atender demanda por saudabilidade e praticidade

Conheça as categorias que impulsionam as vendas no verãoScanntech

Conheça as categorias que impulsionam as vendas no verão

Seja para se refrescar ou para relaxar e se divertir, as bebidas são a grande estrela do verãodanone

Seja para se refrescar ou para relaxar e se divertir, as bebidas são a grande estrela do verão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados