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E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

POR Barbara Fernandes

EM 06/12/2024

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Foto: Adobe Stock

 

Desde a pandemia, o e-commerce tem se inserido cada vez mais na rotina dos consumidores. Atualmente, 31,2% dos brasileiros realizam compras de supermercado pelos canais digitais semanalmente. Esse número sobe para 56,4% quando analisado mensalmente. 

 

Esses dados pertencem a um levantamento da Neogrid com a Opinion Box, e corroboram com o que muitos varejistas que já aderiram às vendas online tem sentido. Um exemplo é o GPA que no último trimestre registrou um aumento de 17,2% nas vendas online. Além disso, a empresa viu um avanço de 1,4 p.p na penetração do formato nas vendas totais, alcançando 12,5%. Dentre as categorias, o destaque que a empresa tem percebido por meio da sua bandeira Pão de Açúcar são os perecíveis. Para se ter uma ideia, a categoria atingiu 35,4% de penetração no e-commerce no 3º trimestre, um aumento de 2,1 p.p.

 

Já no Carrefour, as vendas online alcançaram 10,5% de penetração durante o 3º trimestre. Enquanto isso, no Prezunic, do Cencosud, as vendas do último trimestre fecharam em linha com o mesmo período de 2023, acumulando um crescimento no ano de 32,6%. Outro dado interessante da empresa foi o nível de compras de clientes fidelizados pelo canal, que atingiu 19,5%. Já a  receita líquida do canal durante o período foi de R$ 62 milhões.

 

Diante do crescimento do mercado, varejistas também têm apostado em estratégias inovadoras para otimizar a logística de entregas e estocagem. Uma delas é o uso de dark stores, centros de distribuição exclusivos para pedidos online.

 

Outra estratégia crescente são as parcerias com plataformas de entrega como iFood e Rappi. Além disso, as vendas via WhatsApp têm ganhado popularidade, oferecendo mais comodidade aos clientes, uma vez que o aplicativo já está instalado nos celulares da maioria dos consumidores.

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TAGS:canal digital,E-commerce,GPA,Carrefour, Cencosud
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