22/08/2025
Digitalização e automação ganham espaço na estratégia do Assaí
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/08/2025

Foto: Divulgação
O Assaí estruturou uma série de iniciativas em tecnologia com foco em ganhos de escala e produtividade após a abertura de mais de 120 lojas nos últimos quatro anos. O novo ciclo busca consolidar ferramentas digitais em áreas como operações, logística e relacionamento com clientes.
Segundo Rodrigo Callisperis, diretor executivo de T.I. do Assaí, a prioridade é aproveitar a estrutura já construída. “O foco agora é olhar para dentro, aproveitando todo o ativo estratégico conquistado após anos de expansão e a escala que construímos. Para isso, introduzimos uma série de iniciativas com o objetivo de preparar e adaptar o Assaí em linha com a transformação da sociedade, mais digital e tecnológica. Desde 2024, avançamos em projetos de digitalização e de inteligência comercial, com resultados que focam a comodidade e a melhor experiência de compra aos(às) mais de 40 milhões de clientes que passam pelas nossas lojas mensalmente”, afirmou.
Entre as entregas, o Sistema de Gerenciamento de Armazéns já opera nos principais centros de distribuição, com impacto de 12% no volume processado, em Cajamar, em apenas três meses. A empresa também prevê a conclusão do projeto Nova Era, que integra dados de logística, vendas e reposição para otimizar a gestão de estoques.
No contato com o cliente, o aplicativo Meu Assaí soma mais de 14 milhões de cadastros, aumentando em 59% a frequência de compra entre usuários. A ferramenta funciona em conjunto com o CRM da companhia, estruturando campanhas personalizadas por canais digitais.
De janeiro a junho, o Assaí instalou 731 novos serviços, como áreas de padaria, cafeteria, açougue e caixas de autoatendimento, além de ampliar a oferta de Wi-Fi gratuito nas lojas. Na área administrativa, implementou o Assaí Pag para fornecedores, avançou na automação tributária e lançou o app Nossa Gente, que já é usado por mais da metade dos 88.000 colaboradores.
Callisperis destacou que a transformação tecnológica passa pela capacitação interna. “Mais do que produtos e softwares, tecnologia é sobre pessoas. Por isso, temos como objetivo estruturar e promover cursos de letramento em cultura digital e inovação. Queremos capacitar as pessoas a trabalhar em um ambiente cada vez mais digital, veloz e dinâmico. O foco é incentivar uma filosofia lean e ágil para fazer o básico bem-feito, agilizar processos e eliminar fricções e burocracias, adaptando continuamente o nosso negócio ao cenário de comportamento de consumo atual”, disse.
Ele acrescentou que inovação será central para a trajetória da companhia. “O futuro do Assaí será construído com base na valorização da inovação. A tecnologia que implementamos é o alicerce para entregarmos uma jornada mais fluida aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores”, concluiu.
Notícias relacionadas

Oxxo lança mais uma loja emblemática, dessa vez voltada ao foodservice

Tecnologia no caixa: inteligência artificial ajuda supermercados a reduzir perdas e aumentar eficiência

SPAR Brasil agora é Ever Trade Marketing e projeta faturar R$ 650 milhões em 2025
