ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/11/2025
Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/04/2025

Foto: Divulgação
O avanço das mesmas lojas superou o crescimento total conjunto das bandeiras de varejo do Carrefour, Grupo Mateus e GPA em 2024. Para se ter uma ideia, enquanto as mesmas lojas avançaram em média 2,5%, o crescimento total das operações de varejo juntas teve uma média de 1,5%.
O indicador tem como um de seus principais responsáveis o Carrefour, que fechou ou converteu mais de 100 unidades de varejo ao longo do ano, apresentando queda de 9,4% no total e de 3,4% nas mesmas lojas.
Na análise de todas as operações dessas varejistas, incluindo também o Assaí, o crescimento total no período foi de 7,7% sobre 2023, com um faturamento que alcançou R$ 257,6 bilhões. Os dados são do 5º Relatório Varejo Alimentar em Contexto, que traz os principais indicadores de desempenho do mercado com base nos resultados divulgados pelas empresas trimestralmente (baixe aqui a edição mais recente do estudo, que é gratuito).
Em relação aos atacarejos, o crescimento médio em mesmas lojas do Carrefour, Grupo Mateus e Assaí tiveram um avanço médio de 2,1% e o Atacadão foi o principal responsável por puxar esse indicador para baixo, com retração de 1,1%. Por outro lado, o crescimento médio total dessas marcas foi de 15%, impulsionado principalmente pela expansão.
O Varejo Alimentar em Contexto traz ainda outros indicadores de performances (individuais e conjuntos) dessas cinco empresas, como margem bruta, despesas com vendas/gerais/administrativas, margem Ebitda, lucro líquido e muito mais. Confira aqui.
Notícias relacionadas
ExpansãoFort Atacadista reabre primeira loja de Joinville (SC) após modernização
ExpansãoDom Olívio avança no interior paulista com investimento milionário
Venda de AtivosCarrefour vende mais de 20 imóveis para levantar recursos de curto prazo
Tecnologia







