ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/07/2025
Faturamento dos supermercados cresce 12,6% no 1º semestre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/07/2025

Foto: Adobe Stock
No acumulado do 1º semestre, os supermercados apresentaram elevação de 4,2% na quantidade de compras e crescimento de 12,6% no faturamento nominal em relação ao mesmo período de 2024. O valor médio por transação também subiu 8% na mesma base de comparação.
É o que apontam os dados dos ICS (Índices de Consumo em Supermercados), elaborados pela Alelo em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Na comparação entre junho de 2025 e junho de 2024, o número de transações caiu 5,2%, enquanto o faturamento nominal teve variação positiva de 0,2%. O resultado foi influenciado pelo aumento de 5,7% no valor médio por transação.
Já no 2º trimestre deste ano, os supermercados registraram crescimento de 0,7% no volume de transações e de 2,9% no valor total movimentado. O valor médio por compra avançou 2,2% no período.
Nos últimos 12 meses encerrados em junho, o volume de transações foi 7,3% maior em relação ao período anterior, enquanto o valor total das vendas aumentou 16%. O valor médio por compra avançou 8,1%.
A análise de desempenho ocorre em um cenário de desaceleração dos preços de alimentação no domicílio. Segundo o IPCA divulgado pelo IBGE, os preços desse grupo recuaram 0,4% em junho. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 6,2% para esse subgrupo.
Fonte: Monitor Mercantil
Notícias relacionadas

Avenida e Pierim avançam com implementações na estrutura e inaugurações em SP

O bom, velho e resiliente formato de supermercados

Rede controlada pelo Pátria assume Portuga Supermercado
