06/06/2025
66% dos consumidores estão cadastrados em programas de fidelidade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/06/2025

Foto: Adobe Stock
Cerca de 45% dos consumidores costumam seguir uma lista de compras, mas acabam adquirindo itens não planejados. Outros 39% dizem seguir a lista com disciplina, enquanto apenas 8% só tomam decisões de compra no PDV. É o que revela a pesquisa “Dados sobre consumo e fidelização no Brasil”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box.
O estudo mostra também que a comparação de preços entre estabelecimentos é comum: 32% comparam às vezes, 29% frequentemente, 20% sempre e 16% raramente. Apenas 3% não fazem esse tipo de avaliação.
Outro dado interessante é que para 52% dos consumidores, as compras são feitas frequentemente no mesmo local; 17% sempre compram no mesmo supermercado, e 26% alternam entre estabelecimentos.
Fidelização
Entre os fatores que mais influenciam a fidelidade estão a variedade de marcas e produtos (50%), os descontos (43%) e a proximidade física (42%). Programas de fidelidade aparecem como critério para 15% dos consumidores, seguidos pelo atendimento ao cliente (14%).
Apesar de não ser o principal fator de escolha, a participação em programas de fidelidade é alta: 66% dos entrevistados estão cadastrados em iniciativas do tipo. O levantamento indica ainda que boa parte dos consumidores participa de múltiplos programas, com 12% inscritos em 4 ou 5, e 8% em mais de 5.
Notícias relacionadas

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

Grupo Nicolini avança no RS com aquisição de unidades do Nacional

Atacarejo regional amplia sua presença no RN
