Carrefour vende 15 unidades do Atacadão em operação milionária
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/10/2024
Foto: Divulgação
O Carrefour acaba de assinar um contrato para a venda de 15 imóveis, que operam sob a bandeira Atacadão, no valor de R$ 725 milhões. O comprador é o Fundo de Investimento Imobiliário Guardian Real Estate, gerido pela Guardian Gestora Ltda.
Como parte da negociação, o Carrefour firmará contratos de locação na modalidade sale-leaseback por um prazo inicial de 13 anos, renováveis por períodos adicionais de cinco anos. As despesas mensais com aluguel serão de aproximadamente R$ 4,8 milhões.
Segundo o Fato Relevante, a operação “está alinhada com a estratégia para destravar valor de portfólio imobiliário, com foco na monetização dos ativos, maximização dos retornos para seus acionistas e melhor alocação de capital”.
O negócio ainda está sujeito à aprovação do CADE, porém a expectativa é que seja concluído ainda neste ano. O Grupo continua avaliando outras operações envolvendo o restante de seus ativos imobiliários.
Confira abaixo as localizações das lojas da operação:
- São Paulo: Atibaia, Araraquara, Santa Bárbara d'Oeste, Caraguatatuba, Barretos e Presidente Prudente
- Mato Grosso: Lucas do Rio Verde, Barra do Garças e Cuiabá
- Mato Grosso do Sul: Campo Grande e Três Lagoas
- Ceará: Eusébio
- Goiás: Anápolis
- Roraima: Boa Vista
- Paraná: Maringá
Sam’s Club apresenta crescimento de quase 17% em vendas no terceiro trimestre
Oficialmente, os resultados do terceiro trimestre do Grupo Carrefour Brasil serão divulgados apenas no dia 31, porém a empresa antecipa alguns dos dados sobre as vendas no período.
O Sam’s Club é o grande destaque com crescimento de quase 17% em relação ao ano anterior, alcançando R$ 1,8 bilhão. Esse aumento é reflexo da expansão (foram abertas quatro lojas no 3º tri e outras sete no primeiro semestre) em conjunto ao crescimento das vendas em mesmas lojas (+3,2%). Agora, a bandeira representa 7% do total de vendas do Grupo (+1 p.p. vs. 2T24).
A bandeira do clube de compras, que fechou o trimestre com 58 unidades, também apresentou um aumento de 5,4 p.p.na venda de itens da marca própria – que agora representa 24% do total. Já as vendas no e-commerce subiram 6,7%, com acréscimo de 0,8 p.p. na penetração.
Atacadão cresce 8,3% nas vendas e amplia serviços de 71 lojas
Em movimento semelhante, o Atacadão cresceu 8,3% na comparação ano a ano e suas vendas brutas atingiram R$ 21,4 bilhões. O resultado foi impulsionado pelas vendas em mesmas lojas (+5,6%) e a expansão.
Para se ter uma ideia, no trimestre foram três aberturas, todas fruto de conversão – uma do hipermercado Carrefour e duas do Bompreço. Ao longo do primeiro semestre, a empresa também abriu outras 10 unidades e a expectativa é inaugurar mais sete lojas até o final do ano, levando a um total de mais de 380 empreendimentos.
O Grupo também continuou investindo na adição de serviços como padarias, açougue e fatiados para atrair o público B2C ao formato. Agora, 151 unidades contam com essas seções – um aumento significativo de 88,75% em relação ao segundo trimestre. Até o final do ano, 157 lojas terão os serviços.
Em termos de representação no total de vendas do Grupo, a bandeira teve uma queda de 1 p.p. Já o e-commerce representou 8,1% das vendas totais da bandeira, um aumento de 1,9 p.p. vs o último ano.
Bandeira de varejo do Grupo Carrefour Brasil apresenta queda de quase 8% nas vendas
Em movimento contrário às demais bandeiras, o varejo totalizou R$ 6,4 bilhões em vendas brutas – queda de 7,9% na comparação ano a ano. O resultado se deve à redução de 22% na área de vendas aliado ao crescimento de 7,1% nas vendas mesmas lojas. Enquanto isso o e-commerce teve penetração de 10,2%, um aumento de 2,8 p.p. em relação a 2023.
Nos últimos 12 meses, foram fechadas 126 unidades no formato – 16 hipermercados e 110 supermercados. Além disso, 18 lojas foram convertidas em unidades do Atacadão e Sam’s.