Carrefour vende 15 unidades do Atacadão em operação milionáriaSA+ Ecossistema de Varejo

Gestão e negóciosGrupo Carrefour BrasilAtacadão Sam's ClubResultados 3T24

Carrefour vende 15 unidades do Atacadão em operação milionária

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/10/2024

Atacadão

Foto: Divulgação

 

O Carrefour acaba de assinar um contrato para a venda de 15 imóveis, que operam sob a bandeira Atacadão, no valor de R$ 725 milhões. O comprador é o Fundo de Investimento Imobiliário Guardian Real Estate, gerido pela Guardian Gestora Ltda.

 

Como parte da negociação, o Carrefour firmará contratos de locação na modalidade sale-leaseback por um prazo inicial de 13 anos, renováveis por períodos adicionais de cinco anos. As despesas mensais com aluguel serão de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Segundo o Fato Relevante, a operação “está alinhada com a estratégia para destravar valor de portfólio imobiliário, com foco na monetização dos ativos, maximização dos retornos para seus acionistas e melhor alocação de capital”.

O negócio ainda está sujeito à aprovação do CADE, porém a expectativa é que seja concluído ainda neste ano. O Grupo continua avaliando outras operações envolvendo o restante de seus ativos imobiliários.

 

Confira abaixo as localizações das lojas da operação:


  • São Paulo: Atibaia, Araraquara, Santa Bárbara d'Oeste, Caraguatatuba, Barretos e Presidente Prudente
  • Mato Grosso: Lucas do Rio Verde, Barra do Garças e Cuiabá 
  • Mato Grosso do Sul: Campo Grande e Três Lagoas
  • Ceará: Eusébio 
  • Goiás: Anápolis 
  • Roraima: Boa Vista
  • Paraná: Maringá 

 

Sam’s Club apresenta crescimento de quase 17% em vendas no terceiro trimestre

 

Oficialmente, os resultados do terceiro trimestre do Grupo Carrefour Brasil serão divulgados apenas no dia 31, porém a empresa antecipa alguns dos dados sobre as vendas no período. 

O Sam’s Club é o grande destaque com crescimento de quase 17% em relação ao ano anterior, alcançando R$ 1,8 bilhão. Esse aumento é reflexo da expansão (foram abertas quatro lojas no 3º tri e outras sete no primeiro semestre) em conjunto ao crescimento das vendas em mesmas lojas (+3,2%). Agora, a bandeira representa 7% do total de vendas do Grupo (+1 p.p. vs. 2T24).

A bandeira do clube de compras, que fechou o trimestre com 58 unidades, também apresentou um aumento de 5,4 p.p.na venda de itens da marca própria – que agora representa 24% do total. Já as vendas no e-commerce subiram 6,7%, com acréscimo de 0,8 p.p. na penetração.

 

Atacadão cresce 8,3% nas vendas e amplia serviços de 71 lojas

 

Em movimento semelhante, o Atacadão cresceu 8,3% na comparação ano a ano e suas vendas brutas atingiram R$ 21,4 bilhões. O resultado foi impulsionado pelas vendas em mesmas lojas (+5,6%) e a expansão

 

Para se ter uma ideia, no trimestre foram três aberturas, todas fruto de conversão – uma do hipermercado Carrefour e duas do Bompreço. Ao longo do primeiro semestre, a empresa também abriu outras 10 unidades e a expectativa é inaugurar mais sete lojas até o final do ano, levando a um total de mais de 380 empreendimentos. 

O Grupo também continuou investindo na adição de serviços como padarias, açougue e fatiados para atrair o público B2C ao formato. Agora, 151 unidades contam com essas seções – um aumento significativo de 88,75% em relação ao segundo trimestre. Até o final do ano, 157 lojas terão os serviços.

Em termos de representação no total de vendas do Grupo, a bandeira teve uma queda de 1 p.p. Já o e-commerce representou 8,1% das vendas totais da bandeira, um aumento de 1,9 p.p. vs o último ano.

 

Bandeira de varejo do Grupo Carrefour Brasil apresenta queda de quase 8% nas vendas

 

Em movimento contrário às demais bandeiras, o varejo totalizou R$ 6,4 bilhões em vendas brutas – queda de 7,9% na comparação ano a ano. O resultado se deve à redução de 22% na área de vendas aliado ao crescimento de 7,1% nas vendas mesmas lojas. Enquanto isso o e-commerce teve penetração de 10,2%, um aumento de 2,8 p.p. em relação a 2023.

Nos últimos 12 meses, foram fechadas 126 unidades no formato – 16 hipermercados e 110 supermercados. Além disso, 18 lojas foram convertidas em unidades do Atacadão e Sam’s. 
COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,Grupo Carrefour Brasil,Atacadão, Sam's Club,Resultados 3T24
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Apoio MineiroExpansão

Apoio Mineiro investe R$ 15 milhões em nova loja e amplia presença regional

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKENGrupo Heineken

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKEN

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Savegnago friosExpansão

Varejo paulista se movimenta com inaugurações

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados