Carrefour encerra 29 lojas autônomas em condomínios
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/10/2024
Foto: Divulgação
O Carrefour encerrou 29 lojas Express, bandeira de proximidade do Grupo, dentro de condomínios na capital paulista e no ABC. Por meio de nota, a empresa contou que a decisão foi impulsionada pela atual estratégia de negócios.
Há quase três anos, as lojas autônomas em condomínios eram citadas como um dos focos de expansão da empresa.
A especulação dos analistas é de que o formato é muito diferente do que a empresa está acostumada. Outro possível fator levantado é que a renda proporcionada pelo negócio e a estrutura necessária para operá-lo não foram vantajosas para o Carrefour, que fatura mais de R$ 100 bilhões por ano.
Segundo moradores, a decisão foi feita sem aviso prévio. Agora, os condomínios que possuíam unidades do Express estão em busca de outras empresas para assumir os locais deixados pelo Carrefour no último fim de semana.
Um dos principais candidatos é o Hirota, que desde 2020 atua nessa área e hoje possui 133 lojas em condomínios. Até o momento, a rede já foi procurada por 12 condomínios e está em fase de apresentação das propostas.
Hirota investe em planos de expansão
Em franca expansão, o Hirota pretende abrir 40 lojas até dezembro, algo que contempla as unidades deixadas pelo Carrefour, e nos próximos anos esse ritmo deverá permanecer. Em 2025, por exemplo, já estão programadas 30 aberturas.
Durante seus quatro anos de atuação, a empresa fechou apenas 12 unidades, por conta de baixos resultados. Seus maiores desafios são a logística de abastecimento e perdas por furtos.
Fonte: Folha de São Paulo