ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/07/2025
57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/07/2025

Foto: Adobe Stock
Cerca de 71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra. A preferência por mercados de bairro, por exemplo, ganhou força ao longo de 2024, com 57% da população usando esse formato de negócio para realizar compras emergenciais.
Os dados são de uma pesquisa da APAS em parceria com a Scanntech, e também demonstram que 59% da população nacional prefere itens saudáveis, e 35% optam por itens mais baratos. Algo que reforça a tendência de um consumo mais guiado pela combinação entre preço, qualidade e bem-estar.
Outra pesquisa, produzida pela NielsenIQ, reforça as mudanças nos hábitos de consumo. Em média, supermercados de bairro são visitados 74 vezes por ano, número significativamente superior às 16 visitas anuais registradas em grandes redes.
Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, explica que o crescimento dos mercados de bairro está relacionado à rotina dos consumidores. "Muitos brasileiros estão priorizando otimizar o tempo, evitando filas longas, deslocamentos maiores até as grandes redes e, principalmente, não querendo gastar minutos olhando prateleiras. Os mercados independentes são considerados mais confortáveis e se encaixam melhor na rotina dos clientes que não dispõem de muito tempo durante o dia", explica.
Para atender a esse novo perfil, Rosadas aponta a necessidade de adaptação por parte do setor, com maior oferta de alimentos voltados a dietas específicas, como shakes protéicos, produtos orgânicos, itens com menos gordura saturada e variedade em frutas e verduras.
Notícias relacionadas

Bistek acelera expansão no RS e planeja nova unidade em Tramandaí

Quase 95% dos brasileiros sempre realizam compras mensais no mesmo lugar

Faturamento dos supermercados cresce 12,6% no 1º semestre
