57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciaisSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ludovico Tozzo inicia Missão exclusiva em Lisboa

01/09/2025

NEWSLETTER

57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciaisSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Supermercados Apas Scanntech Pesquisa

57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/07/2025

AdobeStock_357303933

Foto: Adobe Stock


Cerca de 71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra. A preferência por mercados de bairro, por exemplo, ganhou força ao longo de 2024, com 57% da população usando esse formato de negócio para realizar compras emergenciais.


Os dados são de uma pesquisa da APAS em parceria com a Scanntech, e também demonstram que 59% da população nacional prefere itens saudáveis, e 35% optam por itens mais baratos. Algo que reforça a tendência de um consumo mais guiado pela combinação entre preço, qualidade e bem-estar.


Outra pesquisa, produzida pela NielsenIQ, reforça as mudanças nos hábitos de consumo. Em média, supermercados de bairro são visitados 74 vezes por ano, número significativamente superior às 16 visitas anuais registradas em grandes redes.


Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, explica que o crescimento dos mercados de bairro está relacionado à rotina dos consumidores. "Muitos brasileiros estão priorizando otimizar o tempo, evitando filas longas, deslocamentos maiores até as grandes redes e, principalmente, não querendo gastar minutos olhando prateleiras. Os mercados independentes são considerados mais confortáveis e se encaixam melhor na rotina dos clientes que não dispõem de muito tempo durante o dia", explica.

Para atender a esse novo perfil, Rosadas aponta a necessidade de adaptação por parte do setor, com maior oferta de alimentos voltados a dietas específicas, como shakes protéicos, produtos orgânicos, itens com menos gordura saturada e variedade em frutas e verduras.


COMPARTILHAR
TAGS:Supermercados, Apas, Scanntech, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mombach SupermercadosExpansão

Mais uma rede assume um ponto que antes era do Nacional no RS

Adobe Stock - chocolatePesquisa

Supermercados se consolidam como principal canal para categoria de chocolates

Adobe Stock supermercadoConsumo

Vendas de hiper e supermercados recuam em julho, mas projeções indicam recuperação para os próximos meses

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do BrasilRanking

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados