ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/06/2025
Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa
POR Barbara Fernandes
EM 02/05/2025

Foto: Adobe Stock
O preço do cacau disparou 190% entre 2023 e 2025, segundo dados da Investing.com, o que pressionou diretamente o valor dos chocolates durante a Páscoa no Brasil. Em um cenário marcado pela inflação, os consumidores intensificaram a busca por ofertas, e o varejo teve de se adaptar.
Reflexo disso é o aumento de 13% no volume de promoções em supermercados, hipermercados e atacarejos em comparação a 2024 — e de 27% em relação a 2023 — de acordo com levantamento da Shopping Brasil. O estudo também aponta uma digitalização crescente: 68% das ofertas sazonais foram veiculadas nas redes sociais neste ano, um crescimento de 3%.
As mecânicas promocionais também evoluíram. Ofertas com preços exclusivos para inscritos em programas de fidelidade — por meio de aplicativos e cartões — representaram 61% do total, um avanço de 8% em um ano. Os descontos progressivos ocuparam a segunda posição, com 15% de participação.
A região Sul foi destaque no crescimento das ações promocionais, impulsionada por redes como Condor, Rede Top e Muffato. Entre os formatos de varejo, os supermercados lideraram com 47% das ofertas, seguidos pelos hipermercados (32%) e atacarejos (20%).
Contudo, a busca por melhores preços também levou os consumidores a explorarem novos canais, como plataformas digitais. A Shopee, por exemplo, registrou um salto de 180% na venda de chocolates, enquanto os tradicionais ovos de Páscoa cresceram 47%.
Apesar dos desafios, o esforço promocional deu retorno: supermercados e hipermercados apresentaram alta de 4,6% nas vendas, segundo a Getnet. Já a Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) apontou um crescimento ainda mais expressivo, de 10%, durante o período.
Notícias relacionadas

Assaí conquista 1º lugar em rankings de força de marca do varejo alimentar

Supermercados reforçam aposta em perecíveis e bebidas nas promoções

Mais da metade dos consumidores pretendem gastar até R$ 150 nos supermercados cariocas para o Dia dos Namorados

Nordestão investirá cerca de R$ 30 milhões na renovação das lojas adquiridas da Rede Cidade
Barbara Fernandes
Repórter