Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na PáscoaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa

03/05/2025

NEWSLETTER

Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na PáscoaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negócios AsserjInvesting.comShopping Brasil Shopee Getnet

Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa

POR Barbara Fernandes

EM 02/05/2025

Ovos de páscoa - Adobe stock

Foto: Adobe Stock

 

O preço do cacau disparou 190% entre 2023 e 2025, segundo dados da Investing.com, o que pressionou diretamente o valor dos chocolates durante a Páscoa no Brasil. Em um cenário marcado pela inflação, os consumidores intensificaram a busca por ofertas, e o varejo teve de se adaptar.

 

Reflexo disso é o aumento de 13% no volume de promoções em supermercados, hipermercados e atacarejos em comparação a 2024 — e de 27% em relação a 2023 — de acordo com levantamento da Shopping Brasil. O estudo também aponta uma digitalização crescente: 68% das ofertas sazonais foram veiculadas nas redes sociais neste ano, um crescimento de 3%.

 

As mecânicas promocionais também evoluíram. Ofertas com preços exclusivos para inscritos em programas de fidelidade — por meio de aplicativos e cartões — representaram 61% do total, um avanço de 8% em um ano. Os descontos progressivos ocuparam a segunda posição, com 15% de participação.

 

A região Sul foi destaque no crescimento das ações promocionais, impulsionada por redes como Condor, Rede Top e Muffato. Entre os formatos de varejo, os supermercados lideraram com 47% das ofertas, seguidos pelos hipermercados (32%) e atacarejos (20%).

 

Contudo, a busca por melhores preços também levou os consumidores a explorarem novos canais, como plataformas digitais. A Shopee, por exemplo, registrou um salto de 180% na venda de chocolates, enquanto os tradicionais ovos de Páscoa cresceram 47%.

 

Apesar dos desafios, o esforço promocional deu retorno: supermercados e hipermercados apresentaram alta de 4,6% nas vendas, segundo a Getnet. Já a Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) apontou um crescimento ainda mais expressivo, de 10%, durante o período.

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios, Asserj,Investing.com,Shopping Brasil, Shopee, Getnet
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Loja Pão de Açúcar Hípica_CampinasGestão e negócios

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Estande da Adria no Trade ConnectionLett

M. Dias Branco registra alta de 113% nas vendas em 6 meses, com apoio da Neogrid

MondelezIndústria

Mondelēz aposta em tecnologia para manter a qualidade dos itens em meio às mudanças climáticas

Casa Santa LuziaGestão e negócios

Entenda como a Casa Santa Luzia e o Violeta estão atraindo colaboradores

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados