ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/05/2025
Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa
POR Barbara Fernandes
EM 02/05/2025

Foto: Adobe Stock
O preço do cacau disparou 190% entre 2023 e 2025, segundo dados da Investing.com, o que pressionou diretamente o valor dos chocolates durante a Páscoa no Brasil. Em um cenário marcado pela inflação, os consumidores intensificaram a busca por ofertas, e o varejo teve de se adaptar.
Reflexo disso é o aumento de 13% no volume de promoções em supermercados, hipermercados e atacarejos em comparação a 2024 — e de 27% em relação a 2023 — de acordo com levantamento da Shopping Brasil. O estudo também aponta uma digitalização crescente: 68% das ofertas sazonais foram veiculadas nas redes sociais neste ano, um crescimento de 3%.
As mecânicas promocionais também evoluíram. Ofertas com preços exclusivos para inscritos em programas de fidelidade — por meio de aplicativos e cartões — representaram 61% do total, um avanço de 8% em um ano. Os descontos progressivos ocuparam a segunda posição, com 15% de participação.
A região Sul foi destaque no crescimento das ações promocionais, impulsionada por redes como Condor, Rede Top e Muffato. Entre os formatos de varejo, os supermercados lideraram com 47% das ofertas, seguidos pelos hipermercados (32%) e atacarejos (20%).
Contudo, a busca por melhores preços também levou os consumidores a explorarem novos canais, como plataformas digitais. A Shopee, por exemplo, registrou um salto de 180% na venda de chocolates, enquanto os tradicionais ovos de Páscoa cresceram 47%.
Apesar dos desafios, o esforço promocional deu retorno: supermercados e hipermercados apresentaram alta de 4,6% nas vendas, segundo a Getnet. Já a Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) apontou um crescimento ainda mais expressivo, de 10%, durante o período.
Notícias relacionadas

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

M. Dias Branco registra alta de 113% nas vendas em 6 meses, com apoio da Neogrid

Mondelēz aposta em tecnologia para manter a qualidade dos itens em meio às mudanças climáticas
Entenda como a Casa Santa Luzia e o Violeta estão atraindo colaboradores
Barbara Fernandes
Repórter