Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas
POR Alessandra Morita
EM 27/11/2024
Foto: Divulgação
Os atacarejos de cinco das maiores empresas do varejo alimentar do País continuam puxando a expansão no setor. As lojas de cash & carry do Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e Cencosud Brasil cresceram, na média, 3,7 vezes mais com abertura de lojas entre janeiro e setembro/2024 do que com as lojas em funcionamento há mais de 12 meses – as chamadas mesmas lojas.
Na análise de todas as operações dessas varejistas, o crescimento total no período foi 1,75 vez superior ao avanço nas unidades já existentes há mais de um ano. O dado é do 4º Relatório Varejo Alimentar em Contexto, que traz os principais indicadores de desempenho do mercado trimestralmente (baixe aqui a edição mais recente do estudo, que é gratuito).
Para se ter uma ideia, juntas essas cinco empresas registraram no formato de atacarejo um aumento médio no faturamento de 12,2% considerando todas as lojas, contra a média de 3,3% em mesmas lojas.
O Relatório também traz outras conclusões. Uma delas, conforme antecipado no estudo anterior, é que o lucro líquido segue um desafio neste ano. Na média, essas cinco empresas tiveram um prejuízo de -1% no indicador nos nove primeiros meses do ano.
O Varejo Alimentar em Contexto traz ainda outros indicadores de performances (individuais e conjuntos) dessas cinco empresas, como margem bruta, despesas com vendas/gerais/administrativas, margem Ebitda, faturamento do atacarejo e da operação de varejo e crescimento total e em mesmas lojas de cada um.